(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Ténis: Países Baixos vencem encontro de favoritos com Grã-Bretanha no Mundial de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas

Chuva cancela os últimos encontros da jornada I Brasil sorri em duelo sul-americano no torneio feminino I Selecção portuguesa regressa à acção na quarta-feira
Ténis: Países Baixos vencem encontro de favoritos com Grã-Bretanha no Mundial de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas

Os Países Baixos venceram o confronto mais aguardado da jornada desta terça-feira no BNP Paribas World Team Cup — Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas, ao levarem a melhor sobre a Grã-Bretanha, por 2-1, para tomarem a liderança isolada no Grupo B do torneio masculino. Portugal regressa à acção na quarta-feira, na Vilamoura Tennis & Padel Academy, o palco onde a Federação Portuguesa de Ténis e a Premier Sports organizam pela primeira vez a fase final da competição.

No frente a frente entre duas das equipas mais credenciadas desta edição do Campeonato do Mundo, os Países Baixos entraram a ganhar perante a Grã-Bretanha graças ao triunfo de Ruben Spaargaren (11.º do ranking mundial e vencedor do Vilamoura Open, na última semana) sobre Ben Bartram (45.º), por 6-3 e 6-3. Depois, os britânicos retaliaram, com o número um mundial Alfie Hewett (detentor de cinco títulos em torneios do Grand Slam de singulares, mais 14 em singulares) a superar Tom Egberink (6.º), por 4-6, 6-2 e 6-1. Mas no par decisivo a vitória voltou a sorrir aos neerlandeses, com Spaargaren e Maikel Scheffers a derrotarem Bartram/Hewitt por autoritários 6-1 e 6-2.

Com este resultado, os Países Baixos assumiram a liderança isolada do Grupo B, com duas vitórias em dois encontros realizados, e partem para a derradeira ronda da fase de grupos numa boa posição ante o Chile (uma vitória e uma derrota), que superou o Sri Lanka.

O Grupo A é liderado pelo Japão, que não competiu esta terça-feira e conta com a superestrela Shingo Kunieda (47 títulos do Grand Slam entre singulares e pares, quatro medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos e nove títulos de campeão do mundo). Já o Grupo C tem na frente os Estados Unidos da América, que venceram a Coreia do Sul por 3-0, enquanto a França registou a primeira vitória no torneio ao superar Israel por 2-1, no par decisivo. E o Grupo D, de Portugal, tem a Espanha na frente à entrada para a segunda jornada.

O país vizinho vai defrontar a Malásia, enquanto a equipa da casa discute a segunda ronda da fase de grupos com a Polónia.

No torneio feminino, o Brasil venceu o encontro sul-americano com a Argentina: primeiro, Lucimaria Oliveira Nascimento (46.ª mundial) venceu com os parciais de 6-2 e 6-0 contra Maria Kristal Saddi (97.ª), mas a comitiva argentina empatou por intermédio de Florencia Moreno (17.ª), que triunfou por 6-1 e 6-2 frente a Meirycoll Julia Duval (18.ª). A fechar, num par decisivo entre as quatro jogadoras mencionadas, as brasileiras venceram por 6-4 e 6-1 para garantirem o assalto ao primeiro lugar do Grupo D.

Os Estados Unidos da América também venceram, mas no Grupo C (por 3-0 contra a Tailândia), enquanto Grã-Bretanha vs. África do Sul (1-0) e Alemanha vs. Suíça (1-0) viram a chuva adiar a conclusão dos respectivos confrontos para quarta-feira.

Na categoria quad, os Países Baixos — que contam com os dois melhores jogadores da actualidade, Niels Vink e Sam Schroder — estavam a liderar por 1-0 contra a África do Sul quando o mau tempo interrompeu o desenrolar da acção. A situação também afectou o embate entre os Estados Unidos da América e o Brasil, mas a comitiva brasileira já tinha assegurado o triunfo ao vencer os dois singulares.

O torneio de juniores viu a Grã-Bretanha, primeira cabeça de série, reforçar o primeiro lugar no Grupo A com um triunfo indiscutível perante os Estados Unidos da América: Andrew Penney triunfou por 6-1 e 6-1 contra Charlie Cooper (13.º), Dahnon Ward (3.º) por 6-1 e 6-0 frente a Maylee Phelps (6.º) e, no par, Ruben Harris e Joshua Johns venceram Lily Lautenschlager e Tomas Majetic por 7-5 e 6-1.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos