(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Ténis: Gastão Elias atinge a 20.ª final Challenger da carreira no Oeiras Open

Nuno Borges e Francisco Cabral campeões de pares ATP Challenger 80 Oeiras Open 2 e ITF W80 Oeiras Ladies Open começam domingo
Ténis: Gastão Elias atinge a 20.ª final Challenger da carreira no Oeiras Open

O português Gastão Elias qualificou-se, este sábado, para a 20.ª final de singulares da carreira em torneios do ATP Challenger Tour no Oeiras Open 1. Organizado pela Federação Portuguesa de Ténis organiza no Complexo de Ténis do Jamor, com o apoio da Câmara Municipal de Ténis, o torneio coroou como campeões de pares Nuno Borges e Francisco Cabral.

Actual 198.º classificado no ranking, Gastão Elias exibiu-se a um nível alto do início ao fim e derrotou o italiano Alessandro Giannessi (174.º) por autoritários 6-3 e 6-3, em 1h20, para alcançar a primeira final da temporada.

Estou muito feliz por estar numa final e por ter feito boas exibições até agora. Estou a jogar a um bom nível e para além disso estou a conseguir fazê-lo com alguma consistência, o que talvez seja mais importante do que jogar a um grande nível, mas depois oscilar entre jogos. Estou bastante contente até agora, mas falta mais um encontro, portanto o trabalho desta semana ainda não acabou, afirmou o número três nacional em conferência de imprensa.

Aos 31 anos, o jogador da Lourinhã tornou-se no primeiro tenista português a inscrever o nome em 20 finais de singulares do ATP Challenger Tour e no domingo pode tornar-se no recordista de títulos (Rui Machado e Pedro Sousa também têm oito), caso derrote Nino Serdarusic (207.º).

O jovem croata aproveitou o cansaço de Nuno Borges (150.º) e venceu o maiato por 6-2 e 6-3, após 1h18, e chegou pela quarta vez na carreira a uma final deste nível, em que ainda persegue o primeiro título.

A final entre Gastão Elias e Nino Serdarusic — que repartiram vitórias nos dois encontros anteriores, o mais recente (e único em terra batida) favorável ao croata — está marcada para as 11 horas de domingo e será transmitida em directo na Sport TV.

Na variante de pares, a festa foi portuguesa: em apenas 46 minutos, Nuno Borges e Francisco Cabral venceram o uzbeque Sanjar Fayziev e o grego Markos Kalovelonis pelos parciais de 6-3 e 6-0 e conquistaram o primeiro título da época, mas séptimo em nove finais disputadas nos útimos 12 meses em provas do ATP Challenger Tour.

Estamos os dois muito contentes. Foi um torneio impecável, em que o nosso nível esteve sempre lá em cima e no qual conseguimos concretizar sempre os nossos objectivos dentro do campo, comentou Borges em conferência de imprensa, imediatamente apoiado pelo parceiro e amigo Cabral: “Sinto-nos a jogar cada vez melhor e o nosso nível foi sempre subindo ao longo da semana, que no geral foi muito positiva.”

Com este título, o segundo num Oeiras Open (o de 2021 marcou precisamente a estreia a levantar troféus desta categoria), Francisco Cabral subirá 14 lugares na actualização do ranking de pares de segunda-feira, para 121.º, enquanto Nuno Borges ganhará 16 degraus, até 135.º.

Oeiras Open 2 e Oeiras Ladies Open com primeiros serviços no domingo

Para além da final de singulares do Oeiras Open 1 entre Gastão Elias e Nino Serdarusic, a jornada de domingo também será dedicada ao arranque de outros dois torneios: o Oeiras Open 2 (mais um ATP Challenger 80) e o Oeiras Ladies Open, um ITF feminino de 80.000 dólares — o torneio feminio mais importante a acontecer em Portugal desde 2014.

O Oeiras Open 2 terá cinco portugueses em acção no qualifyingLuís Faria, Fábio Coelho, Henrique Rocha, Miguel Gomes e Jaime Faria — e outros seis já garantidos no quadro principal: Nuno Borges e Pedro Sousa defrontam-se na primeira ronda e a eles juntam-se ainda Gastão Elias e os wild cards João Domingues, Tiago Cação e Pedro Araújo.

No Oeiras Ladies Open há seis representantes portuguesas na fase de qualificação: Inês Murta, Sara Lança, Carolina Azadinho, Sofia Pinto, Maria Garcia e Angelina Voloshchuk.

Legenda das Imagens:

1. Gestão Elias;

2. Nuno Borges e Francisco Cabral Oeiras;

3. Nuno Borges e Francisco Cabral Oeiras.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos