Duas vitórias lusas no segundo dia de quadro principal. Meias-finais de pares sem portugueses.
Francisco Cabral e Pedro Araújo carimbaram, na jornada desta quinta-feira, o apuramento para os quartos de final de singulares do Vale do Lobo Open II Magnesium-K Active, o segundo ITF de 25.000 dólares que a Premier Sports organiza com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis. Horas depois, lado a lado, os dois portugueses foram, tal como Gonçalo Falcão, afastados na variante de pares.
Convidado pela organização para o quadro principal, o jogador portuense de 24 anos (1114.º ATP) foi mais forte do que o compatriota Gonçalo Falcão, de 33 anos e número 1343 mundial, e venceu por 6-1 e 6-4 depois de 1 hora e 25 minutos de encontro.
Com este triunfo, Francisco Cabral apurou-se pela oitava vez para os quartos de final de singulares de um torneio ITF — e pela primeira em eventos dotados de 25.000 dólares em prémios monetários. Na sexta-feira, o adversário será Tak Khunn Wang (624.º), que venceu o sétimo cabeça de série, Antoine Escoffier, por 7-6(2) e 6-4.
Um pouco antes, Pedro Araújo foi o primeiro a reservar um lugar nos quartos de final do Vale do Lobo Open II Magnesium-K Active. Duas semanas depois de ter atingido, neste mesmo palco, os primeiros "quartos" em torneios internacionais, o lisboeta de 18 anos registou uma das melhores vitórias da carreira, ao aplicar os parciais de 6-3 e 6-2 ao francês Lucas Poullain (número 501 do mundo que na véspera afastou Gastão Elias e no último domingo jogou a final do 30.º Faro Open) para igualar essa prestação.
Na sexta-feira, o campeão nacional de sub 18 vai defrontar Sebastian Fanselow (435.º), tenista alemão que vive e treina em Lisboa.
Alinhamento dos quartos de final de singulares
[1] Kaichi Uchiva vs. [Q] Louis Dussin;
Maximilian Neuchrist vs. Kenny de Schepper;
Sebastian Fanselow vs. [WC] Pedro Araújo;
Tak Khunn Wang vs. [WC] Francisco Cabral.
Nas últimas horas da jornada, os encontros de pares ditaram o afastamento dos três portugueses que ainda estavam em prova: ao lado do turco Tuna Altuna, Gonçalo Falcão não conseguiu confirmar o estatuto de primeiro cabeça de série e perdeu por 6-3, 2-6 e 10-6 para os espanhóis Jordi Mas de Ugarte e Jose Joaquin Miranda Cisneros. E Francisco Cabral e Pedro Araújo também cederam no match tie-break, ao perderem por 6-7(10), 6-4 e 10-7 para os franceses Alexis Musialek e Hugo Pontico.
Alinhamento das meias-finais de pares
Jordi Mas de Ugarte/Jose Joaquin Miranda Cisneros vs. Antoine Escoffier/Hugo Voljacques;
Alexis Musialek e Hugo Pontico vs. Kenny de Schepper e Quentin Robert.
Recorde-se que o Vale do Lobo Open II Magnesium-K Active acontece entre os dias 7 e 14 de Março nos courts de piso rápido da Vale do Lobo Tennis Academy, em Loulé, e encerra uma série de três semanas consecutivas de ténis ao mais alto nível no Sul do país.
.
Fotografia 1: Francisco Cabral.
Fotografia 2: Pedro Araújo.