(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Taça da Europa de Patinagem de Velocidade 10ª e última etapa - 10 a 12 Agosto - Oostende - Bélgica

Taça da Europa de Patinagem de Velocidade 10ª e última etapa - 10 a 12 Agosto - Oostende - Bélgica

DIOGO MARREIROS IMPERIAL

Vence o Torneio
Ouro no Fundo
3 vitórias em Provas
Conquista Taça da Europa - Fundo 2018
DUARTE SOUZA foi Bronze na Velocidade em Juniores

A etapa final da Taça da Europa realizou-se em Oostende na Bélgica, mais propriamente na pista de Zandvoorde, que irá ser palco dos Campeonatos Europeus de 2018, de 16 a 23 deste mês de Agosto.

Diogo Marreiros esteve Super Brilhante, foi considerado o Patinador mais valioso da 51ª edição deste torneio Flanders Grand Prix. Venceu a competição, com 3 vitórias e um segundo lugar, contabilizando 5 pontos (possivelmente uma das pontuações mais baixas de sempre de um vencedor deste enorme Torneio), derrotando o ex-Campeão mundial de 2017, Patxi Peula e o ex-tetra campeão mundial o neo zelandês Peter Michael, segundo e terceiro, respectivamente.

Começou, no Sábado, por dominar na prova de 1Km, onde ganhou a meia final com um magnifico tempo de 1,21’, e depois na final obteve a vitória com um enorme avanço, festejando em pé na chegada.

Depois fez uma exibição notável nos 10Km a Pontos, onde após as primeiras voltas entrou numa fuga e a partir daí esteve sempre fugido, alternando os colegas de fuga e acabou por dobrar o pelotão, terminando em completa descontracção.
No domingo participou na prova de estrada de 30Km, pelas ruas de Zandvoorde, entrou na fuga do dia e venceu ao sprint, demonstrando um estado de forma impressionante!
Terminou a participação nesta competição, Etapa Final da Taça da Europa de 2018, com um segundo lugar na prova a Eliminar, atrás de Peter Michael.

Assim foi medalha de ouro nesta Etapa da Taça da Europa no fundo.

No Ranking final da Taça da Europa de 2018 revalidou o título obtido em 2017, com 87,1 pontos, seguido de Patxi Peula, ESP com 77 e Elton de Souza, FRA com 70,1.
Dylan Scrivens, no seu primeiro ano de Seniores, obteve a 19ª posição da geral do Torneio, entre 59 participantes, tendo conseguido, como melhor classificação, o 22º lugar na prova a Eliminar.
O patinador inglês que compete pelo Roller Lagos C.P., foi 19º e 21º nos rankings final da Taça da Europa de Seniores, respetivamente em Velocidade e em Fundo /2018, com 11 e 14 pontos.

Nos Juniores destaque para Duarte Souza, Bronze na Taça da Europa de Velocidade, nesta 10ª etapa, com um 3º lugar nos 300m com o tempo de 25,921’’ e 11º nos 1000m. Na classificação geral do Torneio foi 6º, mercê do bom 7º lugar (júnior) na prova de estrada de 30Km. Não aparece classificado, estranhamente, nos Rankings Gerais da Taça da Europa de 2018.

Em relação aos patinadores do Roller Lagos C.P. participou ainda Trystyn Scrivens, a competir em Youth, foi 11º, entre 598 patinadores, nos 300m com um bom tempo de 27,207’’ e 12º na prova por pontos. O facto de não ter participado na prova de estrada não lhe possibilitou melhor que a 39ª posição na geral do torneio.

O patinador inglês que compete pelo Roller Lagos C.P., e pelo BONT PROJECT UK, foi 9º e 11º nos rankings final da Taça da Europa de Youth, respetivamente em Velocidade e em Fundo /2018, com 54 e 56 pontos.

Resultados / Rankings Finais Taça da Europa 2018: https://europeancupinline.eu/downloads/2018/Full_Results_Report_Qualified_Final.pdf 

Estes quatro patinadores do Roller estarão todos no Campeonato Europeu Oostende-Bélgica / 2018, que decorrerão neste mesmo local, entre 16 a 23 de Agosto. Dois deles em representação da Grã-Bretanha, Dylan e Trystyn e outros dois leva selecção portuguesa, Duarte Souza e Diogo Marreiros.

Portugal esteve presente, enquanto selecção, preparando os Campeonatos Europeus, numa excelente iniciativa da parte da F.P.P. que finalmente compreendeu a importância dos jovens patinadores aprenderem a defender as cores do seu país em competições deste elevado nível, preparando as de maior exigência como são os Europeus e sobretudo os Mundiais. Se não faz qualquer sentido estar no Mundial com 5 seniores e apenas convocar 3 para o Europeu, faz todo o sentido vir a esta etapa da Taça da Europa com muitos jovens, incluindo os Cadetes que não estarão no Europeu.

Outros patinadores portugueses estiveram em competição, eis um resumo dos seus resultados, retirado do site da Federação de Patinagem e Portugal (F.P.P.):

… Também com o Europeu em mira, em Juniores Femininos, destaque para o pódio de Carolina Ferreira na geral, depois de vencer a prova de 16km Estrada e de ser segunda nos 10000m Eliminação.
Em Juvenis Femininos, Ana Montenegro conseguiu o terceiro lugar na prova de 16km Estrada, mas não conseguiria um lugar no pódio geral, ficando em quarto, logo seguida de Maria Gomes Silva e Sofia Caetano. Ana Montenegro granjearia ainda o terceiro lugar na prova de contra-relógio de 300m.
Em Juvenis Masculinos, Marco Lira venceu os 1000m Sprint e garantiria a vitória geral com terceiros lugares em 8000m Eliminação, 30km Estrada e 5000m Pontos. Em contra-relógio, na distância de 300m, Marco Lira também reclamou para si a vitória final, sendo secundado por João Afonso, a escassas quatro décimas de segundo.
Já em Cadetes, que não estarão no Campeonato da Europa, mais dois pódios da geral a assinalar.
Em Femininos, Maria Beatriz Silva colmatou o oitavo lugar nos 500m Sprint, com segundos lugares em 3000m Pontos e 3000 Inline e um terceiro lugar em 5000 Eliminação, e assegurou o terceiro lugar na geral. Também no terceiro lugar da geral, ficou Carlos Luz, em Masculinos. Carlos foi terceiro nos 500m Sprint e nos 5000m Eliminação, garantindo assim um lugar no pódio….

Além destas referências, assinalar ainda a grande prova a eliminar do sénior, Miguel Bravo, no seu primeiro ano do escalão ao ser 5º classificado.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos