Reviravolta afasta Gastão Elias e deixa segundo Vale do Lobo Open sem portugueses nos singulares

Gastão Elias foi surpreendido na segunda ronda e deixou o quadro principal de singulares do Vale do Lobo Open 2 sem representantes nacionais. Nos pares, os algarvios Tiago Pereira e Tomás Luís seguiram, com parceiros diferentes, para os quartos de final deste ITF M25 que a Federação Portuguesa de Ténis organiza até domingo na Vale do Lobo Tennis Academy.
Um dia após entrar com o pé direito, Gastão Elias (350.º ATP) não resistiu ao segundo desafio da semana e falhou a defesa do estatuto de terceiro cabeça de série, consentindo a reviravolta (3-6, 6-4 e 6-2) perante o qualifier espanhol Rafael Izquierdo Luque (939.º), que já tinha eliminado Diogo Marques na jornada anterior.
O mais velho e experiente dos 10 portugueses que integraram o quadro principal tinha sido o único a superar a eliminatória inaugural, e com uma vitória sobre o compatriota Tomás Luís, pelo que a derrota desta quarta-feira ditou o fim da participação lusa na variante de singulares.
Apenas três cabeças de série chegaram ao elenco dos quartos de final: o britânico Alastair Gray (343.º), quarto; o alemão Rudolf Molleker (417.º), quinto; e o belga Jack Loge (493.º), sétimo.
Nos pares, foram apenas dois os jogadores "da casa" a superarem a etapa de estreia, ambos algarvios: Tiago Pereira ao lado de Andrin Casanova, Tomás Luís com Tomas Curras Abasolo. Em metades opostas do quadro, os dois conterrâneos mantêm em cima da mesa a possibilidade de cruzarem caminhos na decisão.
Pereira e o suíço Casanova eliminaram Pedro Araújo e Diogo Marques (quartos cabeças de série) por 6-3 e 6-4 para marcarem encontro com o espanhol Mikel Martínez e o checo Stepan Pecak.
Já Luís e o espanhol Curras Abasolo deixaram pelo caminho João Graça e Gonçalo Marques com os parciais de 7-6(3) e 6-3, agendando duelo com o irlandês Charles Barry e o britânico Hamish Stewart, segundos candidatos ao título e responsáveis pela eliminação de Salvador Monteiro e Guilherme Valdoleiros com os parciais de 7-6(4) e 7-6(7).
Para a jornada de quinta-feira estão agendados dois dos quartos de final de singulares, logo a partir das 10h30, e os quartos de final de pares. Em caso de chuva, estes últimos (agendados para não antes das 12h30) poderão ser transferidos para os campos cobertos do Centro de Ténis e Padel de Faro.


