(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Reinaldo Teixeira, líder da AF Algarve, é candidato à Presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional – Liga Portugal

Reinaldo Teixeira, líder da AF Algarve, é candidato à Presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional – Liga Portugal

Como era expectável, Reinaldo Teixeira, presidente da Associação de Futebol do Algarve, candidata-se à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional – Liga Portugal.

“Faço-o pelo futebol. Por acreditar que a minha experiência de mais de três décadas em diversas funções ligadas ao dirigismo desportivo e o conhecimento aprofundado que tenho do futebol enquanto fenómeno de massas, desde a base até ao topo, pode representar uma mais-valia na liderança da entidade que superintende as competições profissionais”.

A apresentação da sua candidatura teve lugar no dia 17 de Março, no Arena Liga Portugal, no Porto.

Refere Reinaldo Teixeira que “o prazo para apresentação das candidaturas termina a 4 de Abril e as eleições realizar-se-ão no dia 11 do mesmo mês. Oportunamente, antes do acto eleitoral, suspenderei as minhas funções na Associação de Futebol do Algarve (AFA)”. Acrescenta ainda o candidato algarvio que “esta decisão reflecte o respeito que tenho pela instituição e pela necessidade de assegurar uma transição serena, permitindo que a AFA prossiga o seu caminho com a estabilidade que merece”. “Sei que a AFA ficará em boas mãos, com uma linha de rumo claramente definida e gente dedicada e capacitada para o percorrer”, conclui Reinaldo Teixeira.

Trata-se, pois, de uma boa notícia para o futebol e para o Algarve. Com efeito, como refere Armando Alves na sua página oficial, “pela primeira vez na história, um algarvio é candidato à liderança de um dos principais organismos do futebol português". Recorde-se que Reinaldo Teixeira, que se iniciou no dirigismo desportivo no clube da sua terra natal, a AC Salir, tem mais de três décadas de serviços prestados à causa do futebol, na Associação de Futebol do Algarve (como presidente da Assembleia Geral e, depois, da Direcção), e na Liga de Clubes (como coordenador dos delegados e avaliadores) e consequentemente possui um conhecimento aprofundado das duas faces da moeda: o futebol profissional e o futebol amador (e de ambos os lados recebeu fortes impulsos para a candidatura ao cargo de presidente da Liga de Clubes).

Esta experiência transversal, aliada à obra feita (e que, no caso do Algarve, está à vista de todos), constitui um aval de extrema relevância, tendo em vista a exigente missão que o espera. Estamos na presença de um homem meticuloso, conhecedor dos dossiês, credível, dialogante, decidido e com visão de futuro. E, também, de alguém que, diretamente e através das suas empresas (muitas das quais líderes e referências nos seus setores de atividade), já deu ao futebol muito mais do que aquilo que alguma vez poderá receber, o que lhe confere um elevado grau de independência, circunstância nada despicienda no contexto de constante pressão em que, se for eleito, inevitavelmente se moverá. O futebol português só terá a lucrar com a sua eleição. Direi mais: o futebol português precisa, nos seus órgãos de decisão, de gente com este perfil. E não digo isto por se tratar de um algarvio (o que, confesso, me enche de orgulho): digo-o por reconhecer em Reinaldo Teixeira sobejas capacidades para deixar uma profunda marca realizadora na Liga.”

Aguardemos com expectativa que Abril traga um novo presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, e que seja o algarvio Reinaldo Teixeira.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos