(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Lagos é apresentado publicamente

Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Lagos é apresentado publicamente

O PEDD – Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo do Concelho de Lagos 2016 – 2021 vai ser apresentado publicamente no próximo dia 23 de Novembro, pelas 21h00, no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI.

O Desporto em Lagos é, de acordo com o executivo municipal, “usado como uma ferramenta de coesão social, que cria e distribui de forma equilibrada recursos e oportunidades entre os cidadãos, e que os acompanha ao longo da sua vida enquanto projecto contínuo”.
Neste sentido, e sendo que é vontade política que esta área desportiva seja desenvolvida de forma generalista, com parcerias, dirigida a todos os segmentos da população, enquadrada numa oferta desportiva coesa, inovadora e adaptada à realidade do Município, o PEDD vai ser publicamente apresentado para dar conta do que já se fez, o que se está a fazer e o que falta fazer nesta área tão importante.
Recorde-se que o PEDD está dividido em 3 partes sendo a:
1) PARTE I / Onde Estamos? (2014 – 2015)
Criação de um instrumento de gestão e planeamento desportivo para o concelho, resultado de uma opção política;
2) PARTE II / Para onde queremos ir e com quem vamos/parceiros? (2016 – 2017)
Auscultação das entidades parceiras com vista á definição de linhas de orientação desportiva estratégicas;
3) PARTE III / Como lá chegar? (2017 – 2021)
Acompanhamento e monitorização da evolução desportiva no concelho.
Nesta sessão será dados a conhecer detalhadamente estes três passos e o ponto de situação. De referir ainda que este Plano Estratégico integra-se em Eixos de Intervenção que foram apontados como fundamentais para este mandato. A saber:

EIXO 1 – Mais e Melhores Praticantes: Aumentar os índices de participação desportiva ao nível da prática desportiva federada e de lazer, e aumentar os níveis de desempenho motor dos atletas/praticantes.
EIXO 2– Mais iniciativas desportivas em época baixa: Apoiar e/ou promover mais iniciativas desportivas combatendo a sazonalidade, e promovendo um desenvolvimento desportivo sustentável para a economia local.
EIXO 3 – Melhores espaços desportivos de recreio e de lazer ao ar livre: Melhorar os espaços desportivos e percursos pedestres existentes.
EIXO 4 – Parcerias mais dinâmicas e mais coesas: Garantir as parcerias existentes e promover novas, com a criação de produtos/pacotes de oferta desportiva a custos acessíveis, e/ou promover eventos que por si só a autarquia não conseguia desenvolver.

Como Missão, o Município pretende: incrementar a oferta desportiva no concelho (a nível escolar, da saúde, do lazer/tempos livres e do desporto-turismo, com uma gestão adequada à realidade; apoiar criteriosamente o movimento associativo local e continuar a desenvolver sinergias com entidades/parceiros privados.
De acordo com o executivo municipal, os grandes objectivos até 2021 são tornar Lagos uma cidade de referência ao nível do Desporto Federado e de Lazer e apostar na Qualidade de Vida da População.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos