Natação do Algarve em Grande Destaque: Recordes Nacionais e Domínio Técnico no Campeonato Nacional de Masters

A natação algarvia viveu um fim de semana de glória no OPEN Masters de Inverno / Campeonato Nacional de Masters de Inverno, realizado entre os dias 23 e 25 de janeiro nas piscinas de Torres Novas. Numa demonstração de vitalidade, qualidade técnica e espírito de equipa, os clubes da região não só marcaram presença, como trouxeram para o sul do país novos Recordes Nacionais e classificações de prestígio que colocam o Algarve na elite da natação nacional.
Lagoa Académico Clube no Top 10 Nacional
No plano coletivo, o grande destaque vai para a performance histórica do Lagoa Académico Clube (LAGAC). O emblema algarvio alcançou um extraordinário 7.º lugar na Classificação Coletiva Absoluta, somando um total de 1.249,00 pontos. Este resultado coloca o clube lado a lado com as maiores potências da natação portuguesa.
A força da região fez-se sentir também através da participação meritória de outros clubes que dignificaram as cores do Algarve e somaram pontos importantes para o ranking, com o Portinado e o Louletano Desportos Clube a fecharem o pódio dos clubes algarvios.
Chuva de Recordes Nacionais
O momento alto da competição para a comitiva algarvia foi a superação de marcas históricas. Os atletas do Algarve demonstraram estar no pico da sua forma, batendo Recordes Nacionais (RN) em provas de elevado grau de dificuldade:
-
Elena Alarcon Gamonal (Lagoa Académico Clube) foi a grande figura individual. A nadadora do Escalão I (65-69 anos) pulverizou dois recordes:
-
50m Mariposa: 37.59 (Novo Recorde Nacional)
-
100m Estilos: 1:28.24 (Novo Recorde Nacional)
-
-
Carolina Sofia Lopes (Louletano Desportos Clube) brilhou a nível individual no Escalão B (30-34 anos), estabelecendo uma nova melhor marca nacional:
-
50m Costas: 30.00 (Novo Recorde Nacional)
-
-
Louletano Desportos Clube (Estafeta Mista): A equipa de 4 x 50m Livres Misto, a competir no Escalão 3 (soma de idades 160-199 anos), estabeleceu um novo Recorde Nacional com o tempo de 1:48.41. O quarteto recordista foi composto por:
-
Carolina Sofia Lopes
-
Isabel Maria Figueira
-
Nelson Correia Baeta
-
Fábio Silva Bota
-
Algarvias Dominam a "Best Performance"
Para além das vitórias nas provas individuais, a excelência técnica das nadadoras algarvias foi reconhecida na tabela de "Best Performance" (Ranking por Pontos DSV). Três atletas do Algarve foram as vencedoras absolutas dos seus grupos etários, sendo consideradas as nadadoras mais valiosas da competição nos seus escalões:
-
Elena Alarcon Gamonal (Lagoa AC): Liderou o escalão Masters I (65-69 anos) com 1.117 pontos (100m Costas).
-
Isabel Maria Figueira (Louletano DC): Venceu o ranking do escalão Masters E (45-49 anos) com 1.045 pontos (50m Bruços).
-
Carolina Sofia Lopes (Louletano DC): Conquistou o 1.º lugar no escalão Masters B (30-34 anos) com 1.002 pontos (50m Costas).
O facto de todas estas atletas terem superado a barreira dos 1000 pontos atesta o nível de classe internacional que a natação master algarvia atingiu.
Um Orgulho Regional: Espírito de União
Mais do que as medalhas, os recordes e os tempos registados, a comitiva do Algarve regressa a casa com um sentimento de enorme orgulho pela forma como representou a região. Foi notório, ao longo de todo o fim de semana, o espírito de amizade, entreajuda e camaradagem entre todos os nadadores, treinadores e dirigentes dos vários clubes algarvios. Dentro e fora de água, o Algarve competiu como um só, celebrando as vitórias uns dos outros e mostrando que a natação no sul do país está mais unida e forte do que nunca.
A Direção da Associação de Natação do Algarve


