(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Município de Loulé atribui louvor a quatro atletas do concelho campeões do mundo

Município de Loulé atribui louvor a quatro atletas do concelho campeões do mundo

Marina Lourenço, Florindo Pinheiro Figueiredo, Rita Cardoso e Gabriel Albuquerque receberam, esta terça-feira, um louvor da Câmara Municipal de Loulé como reconhecimento pelos títulos conquistados e pelo percurso desportivo realizado ao longo do ano de 2023.

“Loulé e os louletanos têm orgulho nos vossos êxitos desportivos. Fazemos votos que continuem nessa trajetória de vitórias!”, considerou o autarca Vítor Aleixo neste momento de agradecimento público que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Atleta do Louletano Desportos Clube na modalidade de Powerlifting, em 2023 Marina Lourenço sagrou-se campeã nacional de Supino e Deadlift no escalão de Master III, e campeã mundial de Deadlift, no Campeonato do Mundo de Powerlifting, que se realizou em Manchester, em novembro passado.

Do mesmo clube e da mesma modalidade, Florindo Pinheiro Figueiredo é um atleta de craveira mundial há largos anos. O atleta sagrou-se, em vários anos, campeão nacional de Supino nas categorias de -100kg e -90kg. Foi, por diversas vezes, campeão internacional, destacando-se o facto de ter alcançado o record do mundo de Supino na categoria Master 2 com 242,50kg, no Campeonato do Mundo realizado na Finlândia, em 2019. Em Inglaterra, em novembro passado, sagrou-se campeão mundial de Supino na categoria de -90kg Master 2, no Campeonato do Mundo.

Há poucos meses o nome de Rita Cardoso foi destaque na imprensa e nas redes sociais. A atleta da Ginástica Clube de Loulé, na modalidade de Tumbling, sagrou-se campeã mundial no grupo de idades 11-12 anos, no Campeonato do Mundo que se realizou em Birmingham, em novembro de 2023.

Começou a praticar ginástica em 2017, com 5 anos, tendo vencido vários torneios nas modalidades de Acrobática e Tumbling. No ano de 2023, foi campeã nacional de Tumbling no escalão de iniciados, e classificou-se no pódio em várias competições internacionais. É uma das atletas convocadas para o Campeonato do Mundo de Juniores e Seniores, que irá decorrer em Guimarães, em abril de 2024.

Finalmente, em Trampolins, Gabriel Albuquerque, que representa a Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé, é hoje uma das referências nacionais e internacionais nesta modalidade. Sagrou-se campeão do mundo por grupos de idade Trampolim Individual, nos anos de 2019, 2021 e 2022. Foi distinguido pela Federação Portuguesa de Ginástica com a atribuição da Medalha de Bons Serviços e Prémio de Atleta do Ano em Trampolim Individual no ano de 2023.

Gabriel integra a Seleção Nacional Sénior de Trampolim Individual, fazendo parte do processo de apuramento para o Campeonato da Europa de 2024 (Guimarães), e para os Jogos Olímpicos de Paris de 2024.

É de referir que o voto de louvor a estes quatro atletas foi aprovado em reunião de Câmara realizada na passada segunda-feira, 5 de fevereiro, “pelos excelentes resultados obtidos em 2023 e que muito honram e dignificam o Município de Loulé”.

Marcado pelo ecletismo, no concelho de Loulé existem neste momento 58 clubes e associações desportivas e 4500 atletas. Para este ano, o Município tem inscrito no Programa de Apoio Desportivo 2 milhões de euros, um aumento de 200 mil euros relativamente a 2023.

Relativamente ao investimento ao nível das infraestruturas, Vítor Aleixo destacou o novo Pavilhão Multiusos de Almancil, uma obra no valor de mais de 13 milhões de euros, que será inaugurada em breve.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos