(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Monte Gordo Sand Experience marca estreia em Portugal da Taça do Mundo de Corridas em Areia

Monte Gordo Sand Experience marca estreia em Portugal  da Taça do Mundo de Corridas em Areia

O extenso areal da praia de Monte Gordo vai receber a Taça do Mundo FIM de Corridas em Areia.

Uma competição inédita em Portugal, entre os dias 17 e 19 de novembro, que promete trazer centenas de pilotos de motos e quads ao Algarve. O circuito com cerca de 5 quilómetros, integralmente em areia, é o destaque de um festival de desportos motorizados promovido pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e organizado pelo Automóvel Club de Portugal.

Um dos principais destinos turísticos do Algarve prepara-se para receber milhares de adeptos do motociclismo, entre os dias 17 e 19 de novembro de 2023: o Monte Gordo Sand Experience é a etapa portuguesa da nova Taça do Mundo de Corridas em Areia, introduzida este ano pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

Aproveitando as condições naturais e as infraestruturas hoteleiras da Baía de Monte Gordo, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António projetou um festival de desportos motorizados com três dias, naturalmente marcados pela presença de alguns dos melhores pilotos internacionais de enduro, rally-raid e motocross.

O desafio é percorrer um circuito com cerca de 5 quilómetros de extensão, totalmente disputado no areal da praia de Monte Gordo, numa prova que vai consagrar o primeiro vencedor da Taça do Mundo de Corridas em Areia. Portugal recebe a terceira e última etapa do calendário, num evento destinado a pilotos de motos e quads, com duas corridas por dia durante os três dias do evento.

A prova promovida pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António conta com a organização do Automóvel Club de Portugal.

A competição da FIM arrancou no emblemático Enduropale du Touquet, em fevereiro, onde mais de 2.000 concorrentes disputaram a famosa prova francesa. Três semanas depois, a Taça do Mundo atravessou o Atlântico Sul rumo à Argentina, para o Enduro del Verano, com a presença de algumas estrelas sul-americanas do Dakar. Agora, o título mundial da modalidade decide-se em Portugal, com a organização desportiva a cargo do Automóvel Club de Portugal, sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo e da Federação de Motociclismo de Portugal.

Britânico Tod Kellet favorito ao título, Paulo Alberto entre a elite

Alguns dos nomes mais famosos da modalidade já estão confirmados no Monte Gordo Sand Experience, como o atual líder da Taça do Mundo, Tod Kellet (Yamaha). O britânico venceu as duas provas da competição até ao momento, disputando o título mundial em Monte Gordo com o belga Yentel Martens (Honda), atual segundo classificado e filho do ex-campeão do Mundo de Motocross, Jacky Martens. Outra estrela das areias que estará em Portugal é o francês Milko Potisek (Yamaha), triplo vencedor do Enduropale du Toquet.

Paulo Alberto (Yamaha) será uma das grandes atrações para o público português em Monte Gordo. O pluricampeão português e brasileiro de Motocross e Supercross vai interromper a sua época no Brasil para viajar até ao Algarve, onde vai competir com os melhores especialistas mundiais das corridas em areia. Espera-se um forte contingente nacional na estreia da Taça do Mundo em Portugal, embora as inscrições ainda estejam a decorrer.

Público com vista privilegiada para a ação

Com um circuito mais curto do que o das duas provas anteriores, a visibilidade para o público é um dos grandes atrativos do Monte Gordo Sand Experience. Estarão disponíveis três localizações com uma vista privilegiada para toda a área de competição: rooftops para uma visão mais elevada; um imenso passadiço na praia – que oferece uma posição sobrelevada em relação ao percurso; e uma área reservada no areal, onde um dos principais motivos de interesse é a proximidade com os pilotos.

Ao longo da avenida marginal de Monte Gordo, serão dinamizadas várias atividades dedicadas ao público, que terá também à sua disposição um Fun Park para toda a família. Uma extensa zona de exposição dedicada às marcas e à venda de merchandising será ponto de paragem obrigatório para os amantes das duas rodas. A tudo isto, soma-se a vasta área de restauração da praia de Monte Gordo.

Plano de Valorização Ambiental garante sustentabilidade da prova

Para evitar qualquer impacte ambiental, foi criada uma equipa técnica responsável pela elaboração, implementação e monitorização do Plano de Valorização Ambiental.

Este plano agrega um conjunto de projetos e ações consideradas importantes na redução da pegada de carbono associada à realização do evento e no controlo dos eventuais impactes que as atividades possam gerar.

Estão igualmente previstas ações como a plantação de pinheiros, a distribuição de informação relativa a boas práticas e o reforço dos equipamentos de recolha de resíduos indiferenciados e recicláveis. O circuito será também desenhado de forma a permitir que o público aceda com facilidade, utilizando os acessos existentes (passadiços) e não outros.

Recorde-se que a prova reúne também todos os pareceres necessários para a sua realização, emitidos pelas entidades competentes.

De forma a monitorizar a qualidade do areal e da água serão realizadas, pela ARHAlg, análises aos parâmetros microbiológicos e aos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PHAs). A recolha das amostras da areia será efetuada em três momentos distintos, nomeadamente, antes da movimentação das areias, no dia útil imediatamente a seguir à realização do evento e após a regularização do areal. Todas as movimentações de areias a realizar serão as mínimas possíveis, sendo as mesmas repostas no local logo que termine a prova.

Autarquia e ACP realçam parceria

Durante a apresentação oficial do evento, esta quarta-feira, em Lisboa, Carlos Barbosa destacou a aposta da autarquia local na equipa do ACP. "A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António fez uma grande aposta ao criar este evento no mês de novembro e tenho a certeza de que teremos milhares de pessoas em Monte Gordo, inclusive espanhóis. O ACP não é só automóveis, temos capacidade para organizar estes eventos de motos e vamos garantir um grande final para a Taça do Mundo", afirmou o presidente do ACP.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Palma de Araújo, revelou a estratégia que esteve na origem do Monte Gordo Sand Experience. "Quisemos criar um novo evento âncora que seja simultaneamente um polo de atração de pessoas ao concelho no mês de novembro, na época baixa, gerando um impacto significativo na economia local e promovendo o nosso território em dezenas de países, através desta competição mundial", apontou Álvaro Araújo, que realçou ainda o Plano de Valorização Ambiental criado para o evento. "Temos a melhor praia do mundo e vamos continuar a ter a melhor praia do mundo", garantiu.

A apresentação da prova contou igualmente com a presença do vereador da Câmara Municipal de VRSA com o pelouro do Desporto, Álvaro Leal, do presidente do conselho de arbitragem da Federação de Motociclismo de Portugal, José Rita, e do diretor da prova, Orlando Romana.

PROGRAMA

17 de novembro 2023

10h00 / 17h00 Reconhecimento do circuito a pé Praia de Monte Gordo

15h00 / 22h00 Verificações administrativas e técnicas no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo Antonio

20h00 Briefing TBA

19h00 / 23h00 Colocação de veículos em Parque Fechado Monte Gordo, junto à ZA

18 de novembro 2023

09h45 / 10h00 Acesso ao circuito para a Classe M, MD, MJ1, MJ2, CL1 e CL2 Zona de Assistência (ZA)

11h00 Corrida de 1h30 para M, MD e MJ2 - Corrida de 30 45 minutos para classes MJ1, CL1 e CL2 Praia de Monte Gordo

12h30 Final da corrida Praia de Monte Gordo

12h45 / 13h00 Acesso ao circuito para a Classe Q, QD e QJ Zona de Assistência (ZA)

13h30 Corrida de 1h00m para Q e QD e QJ Praia de Monte Gordo

14h30 Final da corrida Praia de Monte Gordo

19 de novembro

10h45 / 11h00 Acesso ao circuito para a Classe M, MD, MJ1, MJ2, CL1 e CL2 Zona de Assistência (ZA)

12h00 Corrida de 1h30 para M, MD e MJ2 - Corrida de 45 minutos para classes MJ1, CL1 e CL2 Praia de Monte Gordo

13h30 Final da corrida Praia de Monte Gordo

13h00 / 13h15 Acesso ao circuito para a Classe Q, QD e QJ Zona de Assistência (ZA)

14h30 Corrida de 1h00m para Q e QD e QJ Praia de Monte Gordo

15h30 Final da corrida Praia de Monte Gordo

16h30 Entrega de prémios TBA

  • PARTILHAR   

Outros Artigos