Mini Jogos Olímpicos da vela começaram ontem em Vilamoura

Arrancou ontem o Campeonato do Mundo de Vela da Juventude nas classes 29er, Ilca 6, Nacra 15, 420, IQFOIL e Formula Kite, que decorre até dia 19 de dezembro
Vilamoura é, a partir de ontem e até ao dia 19 de dezembro, o centro da vela juvenil internacional com a realização dos Campeonatos do Mundo de Vela da Juventude, considerados os verdadeiros “Mini Jogos Olímpicos” da modalidade. A prova reúne o mais alto nível mundial da vela jovem e coloca em competição 424 velejadores de 67 países em seis classes, que preparam os velejadores para as atuais classes olímpicas.
“A vela é uma modalidade histórica no nosso país, somos a segunda modalidade com mais medalhas olímpicas, em Portugal só o atletismo é que nos supera. A nossa tradição e o reconhecimento dos nossos velejadores no mundo é enorme, ao mesmo tempo, temos grandes spots para fazer vela, a nossa costa atlântica é espetacular e tudo isso em conjunto ajuda a trazer estes grandes eventos cá”, destacou António Barros, o Presidente da Federação Portuguesa de Vela.
Esta é a primeira vez que estes mundiais da juventude se realizam no hemisfério norte do globo em pleno mês de dezembro. Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, salientou a importância para o nosso país em receber esta competição.
“Temos condições extraordinárias, infraestruturas extraordinárias e capacidade para organizar eventos muito acima da média, razão pela qual a World Sailing atribuiu a Portugal esta organização e permite-nos atrair estes eventos para o nosso país. Para além disso temos um clima que é muito convidativo, mesmo agora no inverno”, reforçou o governante.
Ontem o vento soprou fraco e demorou a entrar, só da parte da tarde e depois de aguardarem algumas horas em terra, as frotas entraram na água ao largo de Vilamoura mas só algumas classes conseguiram completar as regatas.
As classes ILCA Masculino e Feminino, 420 Masculino, 29er Masculino e Nacra 15 deram início às suas competições, já as classes Formula Kite Masculino e Feminino, iQFOiL Masculino e Feminino, 420 Feminino e 29er Feminino, não realizaram regatas no dia de ontem.
O Youth World Championship 2025 vai continuar em prova até ao dia 19 de dezembro e, tal como aconteceu em vários eventos de vela de dimensão mundial já promovidos pelo Vilamoura Sailing ao longo dos últimos anos, estes Campeonatos do Mundo terão um forte impacto económico na região. Até ao momento, o valor estimado ronda os 3,5 milhões de euros.
Os Campeonatos do Mundo de Vela da Juventude contam com o apoio da
Marina de Vilamoura, Câmara Municipal de Loulé, Turismo de Portugal e IPDJ.






