Marina Bassols Ribera e Britt du Pree na final do 14.º Faro Ladies Open

Marina Bassols Ribera e Britt du Pree são as finalistas de singulares do 14.º Faro Ladies Open, ITF W35 que o Centro de Ténis e Padel de Faro organiza, com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis, e que este sábado coroou Josy Daems e Mina Hodzic como campeãs de pares.
A primeira vaga na decisão foi conquistada por Britt du Pree (554.ª classificada no ranking WTA). Com apenas 18 anos, a jovem dos Países Baixos celebrou uma das melhores vitórias da carreira com pompa e circunstância ao eliminar a russa Erika Andreeva (267.ª um ano após ter sido 65.ª) por autoritários 6-1 e 6-3.
O encontro ficou resolvido em 83 minutos e decorreu ao ritmo da mais nova, que apesar de ter começado a semana no qualifying (este foi o sexto encontro desde que chegou a Faro) não deu sinais de desgaste físico e superou a russa — irmã mais velha da top 10 Mirra Andreeva — em potência e sobretudo mudanças de direção.
A competir pela quarta semana consecutiva em Portugal, Britt du Pree apurou-se para a quarta final da carreira (todas esta temporada) e vai lutar pelo segundo e mais importante título do palmarés profissional, inaugurado com uma vitória no ITF W15 de Haren em setembro.
O currículo da derradeira adversária neste Faro Ladies Open é bem mais vasto. Aos 25 anos, Marina Bassols Ribera persegue o 11.º título de uma carreira que já a levou à 105.ª posição da tabela WTA (em fevereiro de 2024) e na qual se destacam dois títulos WTA 125 em 2023.
Atual 264.ª colocada, a espanhola foi mais forte do que a compatriota Angela Fita Boluda (271.ª) e venceu por 7-5 e 6-4, números da quarta vitória da semana em parciais diretos.
Natural de Girona, foi recentemente finalista de um ITF W50 em Baza, onde procurava o regresso aos títulos mais de dois anos depois.
A final de singulares do 14.º Faro Ladies Open está marcada para as 11 horas de domingo.
A galeria de campeãs foi inaugurada ainda este sábado pelas alemãs Josy Daems e Mina Hodzic, que sorriram por último numa final de quase duas horas ao levarem a melhor contra a indiana Vasanti Shinde e a letã Elza Tomase por 6-4, 6-7(5) e 11-9.






