Madalena Matias alcança primeira vitória profissional

Dia memorável para Madalena Matias. Com apenas 16 anos, a jovem portuguesa defrontou e venceu a alemã Theodora Degelow no encontro mais disputado do dia por 6-7 (11-13), 7-6 (1) e 10-3.
Não obstante as dificuldades com que se foi deparando ao longo do encontro, a tenista lusa conseguiu encontrar formas de contrariar os momentos menos positivos e transformou-os em oportunidades, como é possível constatar no volte face que encetou.
Agora, Madalena Matias vai discutir a entrada no quadro principal com Aditya Karunaratne, de Hong Kong, que se estreia nesta prova esta terça-feira.
Pelo caminho ficaram Teresa Franco Dias e Catarina Moreira. A primeira foi afastada pela russa Miroslava Medvedeva, com a pupila de João Cunha e Silva a triunfar por 6-2 e 6-2, ao passo que a segunda não teve argumentos para contrariar a neerlandesa Charlotte Van Zonneveld, que venceu por 6-0 e 6-2.
Em frente para a ronda de acesso seguem a romena Alexia Lavinia Puiac, que se desembaraçou da russa Aleksandra Iankovskaia, por 6-0 e 6-4, a espanhola Marta Soriano Santiago, que superou a alemã Liana Cammilleri, por 6-2 e 6-1, a norte-americana Baylen Brown, que aplicou um duplo 6-0 a Joy Wilhemina Neureuter (Estados Unidos), as ucranianas Mariia Nozdrachova e Polina Isakova, que venceram, respetivamente, a polaca Pola Batkiewicz (6-0 e 6-0) e a americana Julia Kaczmarska, por 6-4 e 7-5. A estoniana Elizabeth Jurna fechou o dia com um triunfo ante a chinesa Min Liu. A elas, junta-se Inês Murta, que tem como oponente a neerlandesa Charlotte Van Zonneveld.
Entretanto, já são conhecidos os quadros principais de singulares e pares. Na chave individual, Angelina Voloshchuk vai ter como adversária a russa Milana Zhabrailova, Ana Filipa Santos defronta outra tenista de leste, Kira Pavlova, Sara Lança vai ter pela frente a australiana Melisa Ercan, Milla Sequeira joga a continuidade com a francesa Alice Tubello.
A primeira cabeça-de-série, a sul-coreana Yeonwoo Ku, atual 298.ª do ranking WTA, defronta a letã Elza Tomase enquanto a francesa Yasmine Mansouri (360.ª) tem como adversária uma jogadora proveniente da fase de qualificação.
Na variante de pares, Ana Filipa Santos e a italiana Valentina Losciale começam a participação nesta prova defrontando as norte-americanas Baylen Brown e Jamilah Snells, a dupla Inês Esteves e Catarina Moreira joga com as favoritas Carolyn Ansari e a neerlandesa Stephanie Vischer, e Madalena Matias com a ucraniana Mariia Nozdrachova defrontam a lituana Iveta Dapkute e a romena Alexia Laviia Puiac.
Pode acompanhar tudo sobre a prova nas redes sociais do clube em: