(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Louvor dedicado à atleta lacobrigense que se destacou nos Jogos Mundiais Special Olympics

Louvor dedicado à atleta lacobrigense que se destacou nos Jogos Mundiais Special Olympics

Cristina Silva, uma lacobrigense praticante de equitação, integrou o grupo de 37 atletas que representou Portugal nos Jogos Mundiais Special Olympics que decorreram em Berlim, entre 17 e 25 de junho.

A sua prestação permitiu-lhe alcançar dois lugares no pódio, conquistando a medalha de ouro na prova de Working Trail e prata na prova de English Equitation, para além de um honroso 4.º lugar na prova de Dressage.

.

O mérito do desempenho de Cristina Silva foi reconhecido pela Câmara Municipal de Lagos através da aprovação de um voto de congratulação e louvor dedicado à atleta, bem como às suas treinadoras Ângela Mesquita e Sue Wilson da Associação de Equitação Adaptada do Barlavento, à técnica Patrícia Viegas, que acompanhou e deu apoio aos treinos por parte da NECI – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso, e, naturalmente, à família pelo suporte e apoio permanente.

O município, a par do orgulho sentido pela conquista destes lugares no pódio, ressalva a gratificação de perceber que a aposta no Desporto para Todos é um objetivo que paulatinamente vai sendo alcançado, com cada vez mais crianças, jovens e adultos a terem oportunidade de praticar desporto, independentemente da sua condição física, o que faz com que este seja também um forte instrumento de superação individual e de inclusão social.

De acordo com as notícias publicadas na imprensa nacional, Portugal conseguiu 27 medalhas nestes jogos mundiais, sendo oito de ouro, 12 de prata e sete de bronze, tendo estado representado em oito modalidades: natação, atletismo, basquetebol, golfe, ginástica rítmica, futsal, ténis de mesa e equitação.

O “Special Olympics World Games” é considerado o maior evento mundial de desporto adaptado destinado a atletas com deficiência intelectual. Esta 16.ª edição, realizada em Berlim, envolveu cerca de 7 000 atletas, representando 190 países, que participaram nas provas das 26 modalidades de estilo olímpico que fazem parte do programa desportivo destes jogos mundiais de verão.

A equitação é apresentada como um dos mais fascinantes desportos destes jogos, devido ao facto de exigir dos praticantes a dose certa de balanço, equilíbrio, estabilidade e capacidade de comunicação entre o atleta e o seu cavalo.

Merece recordar que em 2019 Lucélia Glória, uma outra atleta lacobrigense, já se havia destacado nesta modalidade, ao conquistar a medalha de prata na prova de Equitação Adaptada – CS nos Jogos Mundiais do Special Olympics que se realizaram em Abu Dhabi, no Dubai, tendo sido, também ela, merecedora do um voto de congratulação e louvor aprovado pelo município.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos