(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

II etapa do campeonato nacional de futevólei disputou-se no passado fim-de-semana em Albufeira

II etapa do campeonato nacional de futevólei disputou-se no passado fim-de-semana em Albufeira

Rodrigo Otero e Eduardo Oliveira, representantes do Politécnico do Porto, campeões nacionais da última edição do Campeonato, e as vice-campeãs europeias Beatriz Sousa e Amanda Leal, em representação do FC Carcavelos, foram os grandes vencedores da segunda etapa do Campeonato Nacional de Futevólei, nesta que é a 19ª edição da principal prova nacional da modalidade.

O Campeonato disputou-se este fim-de-semana, dias 6 e 7 de julho, na Praia dos Pescadores, em Albufeira, e contou com os principais atletas/equipas provenientes de norte ao sul do país, nomeadamente 26 equipas/52 atletas, em representação de 10 clubes na competição masculina e 9 equipas/18 atletas, em representação de 5 clubes na competição feminina. A prova masculina iniciou-se no sábado, pelas 10h30 da manhã, com 18 equipas a competirem num sistema de dupla eliminatória denominado Fase Prata, num total de 34 jogos para apurar diretamente 4 equipas para a Fase Ouro, o quadro principal da prova, prosseguindo até ao fecho da tarde com muitos motivos de interesse e numa acesa discussão por um lugar entre os melhores.

No domingo, 7 de julho, o dia de todas as decisões, contou não só com a vertente masculina, com 12 equipas em prova na Fase Ouro, como também com a prova feminina; neste caso foram 9 as equipas que iniciaram a competição com a Fase de Grupos que contou com 16 jogos. Durante todo o dia a 'luta' foi intensa para garantir um lugar na grande final. O primeiro momento mais decisivo da tarde, a final feminina, aconteceu pelas 18h30, num frente a frente entre Beatriz Sousa/Amanda Leal e Maria Matias/Luisa Siqueira. Num jogo bastante disputado, foi preciso recorrer ao terceiro e decisivo set para encontrar quem iria subir ao lugar mais alto do pódio, com o resultado a fechar com os parciais 16x18, 18x13 e 15x11. O pódio completou-se com Bruna Gomes e Larissa Rocha (CT Alan Cavalcanti) e Inês Coelho/Letícia Diniz (FC Carcavelos).

O derradeiro momento do dia e da etapa colocou frente a frente Rodrigo Otero/Eduardo Oliveira (Politécnico do Porto) e Djalmir Andrade/Nivaldo Barros (CRD Santaluziense), com os primeiros em excelente forma física a vencerem por 2 sets sem resposta com os parciais 18 x 7 e 18 x 6. O pódio completou-se com Beto Correia e Bruno Graça (CD Póvoa) a ocupar a 3ª posição, depois de levarem de vencida a dupla Fábio Murraças e Diego Ibanez (Imortal DC) no jogo de atribuição de 3º/4º classificados. A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença do vice-presidente e vereador responsável pelo pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Albufeira, Cristiano Cabrita, que deu os parabéns às equipas, treinadores, corpo técnico e familiares dos atletas presentes. O autarca aproveitou a ocasião para sublinhar que “o Município congratula-se pela realização de mais um evento desportivo no concelho”, informando que dispomos de todos os meios e condições necessárias à organização deste tipo de iniciativas, quer se trate de eventos ao ar livre ou indoor. “Albufeira conta com uma enorme tradição na organização e apoio de grandes eventos desportivos de que são apenas exemplo o Cross Internacional das Amendoeiras em Flor; a Corrida de São Silvestre; a Volta ao Algarve em Bicicleta, o Albufeira Skate Challenge; Albufeira Summer Cup; a Festa do Basquetebol Juvenil; Rally Cidade de Albufeira, entre tantos outros que nos posicionam na linha da frente para recebermos a distinção de Cidade Europeia do Desporto em 2026”, concluiu.

A II Etapa do Campeonato Nacional de Futevólei é uma organização da Federação Nacional de Futevólei que conta com o imprescindível apoio do Município de Albufeira, assim como de outros parceiros locais.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos