Lagos será a capital do Xadrez entre 28 de outubro e 4 de novembro. A prova será disputada na Messe Militar de Lagos (Praça do Infante).
Esta prova de partidas clássicas está integrada no Portugal Chess Tour e é organizada pelo Associação Filatélica e Numismática Gil Eanes que conta com o apoio da FPX – Federação Portuguesa de Xadrez, Câmara Municipal Lagos, Juntas de Freguesia de São Gonçalo e Odiáxere e Associação de Clubes de Xadrez do Algarve. Estes parceiros desempenham um papel crucial no sucesso do evento, demonstrando assim compromisso em promover o xadrez na região.
Com participação de 96 atletas, 21 dos quais titulados, conta com os melhores jogadores portugueses da atualidade e 5 grandes-mestres internacionais.
Este torneio assume-se como um dos maiores eventos de Xadrez a sul do Tejo e o maior do Algarve nos últimos 15 anos o que demonstra o crescimento desta modalidade a nível nacional.
O evento será transmitido para todo o mundo através de plataformas online.
.
Sobre Lagos
Lagos é desde há algum tempo um exemplo a seguir na promoção do desporto para todos.
O desenvolvimento de programas municipais de incentivo à prática desportiva junto de toda a população, bem como os seus benefícios ao nível da promoção da saúde, integração e educação, têm contribuído para, efetivamente, a promoção de Lagos como uma das cidades do DESPORTO em Portugal.
Lagos tem a fantástica possibilidade de receber desportos de todos os géneros graças à proximidade do mar e às infraestruturas existentes.
A grande capacidade organizativa, a força da massa associativa e do voluntariado, além da grande qualidade das infraestruturas desportivas são elementos diferenciadores em Portugal.
Visto como um desporto, ciência ou mesmo uma arte, o Xadrez é um jogo que já conta com cerca de 1500 anos de história. Apesar da sua antiguidade, o Xadrez resistiu ao tempo e hoje estima-se que seja jogado por 700 milhões de pessoas em todo o mundo, seja num tabuleiro, num computador ou mesmo em qualquer smartphone.