(Z1) 2025 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Francisca Jorge e Angelina Voloshchuk marcam encontro nos quartos de final do Loulé Ladies Open

Francisca Jorge e Angelina Voloshchuk marcam encontro nos quartos de final do Loulé Ladies Open

Francisca Jorge e Angelina Voloshchuk voltaram a celebrar no Clube de Ténis de Loulé e marcaram encontro nos quartos de final de singulares deste ITF W35 que acontece até domingo (2 de novembro) com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Federação Portuguesa de Ténis.

Menos de 24 horas depois após as estreias bem-sucedidas no último torneio que disputam antes de se concentrarem com a seleção nacional, as jovens portuguesas superaram embates de três sets para marcarem o quarto frente a frente no circuito internacional.

Terceira cabeça de série, Francisca Jorge (206.ª classificada na hierarquia WTA) foi a primeira a carimbar a presença nos quartos de final. Mas ao contrário do que aconteceu no dia anterior, em que dominou o encontro frente a Ana Filipa Santos (1043.ª) sob os holofotes, esta quinta-feira a número um nacional teve de disputar três partidas antes de celebrar.

O triunfo acabou por chegar com os parciais de 6-1, 4-6 e 6-1 face à norte-americana Julia Adams (423.ª) após 2h02 de um embate atribulado.

"Entrei bastante bem, a cumprir a minha tarefa e muito tranquila. Senti que ela não estava a aguentar o ritmo e estava a cometer muitos erros, mas no início do segundo set relaxei um bocadinho e ela entrou muito agressiva. Tive uma quebra de intensidade e desliguei mentalmente, mas faz parte. Acontece e tive uma reativação, ainda fui à procura e depois de estar 5-1 abaixo fiz o 5-4, mas ela fez quatro bons serviços e fechou o set. Nessa altura eu já estava com a atitude correta e voltei a aumentar a intensidade para fazer o meu jogo", explicou a vimaranense de 25 anos, que antes de chegar a Loulé foi semifinalista de um ITF W75 na Quinta do Lago e finalista de outro torneio da mesma categoria em Poitiers, França.

O encontro de sexta-feira será o quarto de Francisca Jorge (venceu todos os anteriores) em provas internacionais contra Angelina Voloshchuk, que superou um teste ainda mais exigente.

A número três nacional (501.ª WTA) já tinha disputado três partidas no dia anterior e esta quinta-feira enfrentou um teste ainda maior ao medir forças com a francesa Tessah Andrianjafitrimo (262.ª e ex-139.ª), que a obrigou a um braço de ferro de 3h15 até conseguir triunfar por 7-5, 2-6 e 7-5 para assinar uma das melhores vitórias da carreira.

"Estive sempre por cima no primeiro set, mas depois complicou-se um bocadinho. No segundo ela começou a jogar melhor, foi quase um tudo ou nada e eu fui um bocadinho abaixo, mas no terceiro aproximei-me do que já tinha feito. Concentrei-me nos momentos importantes e obriguei-a a jogar o ponto. Ao 5-1 baixei novamente o ritmo e a intensidade, também fiquei mais nervosa, mas sabia que tinha de concentrar-me outra vez e foi o que fiz”, explicou, entre sorrisos e um desgaste visível, depois de assinar a segunda vitória em menos de 24 horas.

Francisca Jorge e Angelina Voloshchuk são duas das quatro jogadoras convocadas por Neuza Silva para a deslocação de Portugal à Austrália para disputar o play-off de acesso à fase final da Billie Jean King Cup (entre 14 e 16 de novembro com as anfitriãs e o Brasil), mas antes vão estar frente a frente e uma delas chegará às meias-finais de sábado.

Pelo caminho ficou a jogadora mais cotada do torneio, Lola Radivojevic. A sérvia (145.ª WTA, na melhor classificação da carreira) já tinha sentido muitas dificuldades contra a qualifier Britt Du Pree, sendo obrigada a anular um match point para vencer por 15-13 no tie-break do terceiro set, e esta quinta-feira não resistiu à francesa Alice Tubello (472.ª). 6-1, 2-6 e 6-3 foram os parciais que resultaram na eliminação da cabeça de cartaz, uma das quatro cabeças de série que caíram nesta jornada.

Destaque ainda para o triunfo da sul-coreana Yeonwoo Ku (302.ª), campeã em Lagos e agora numa série de sete vitórias no Algarve, para marcar encontro com a lituana Justina Mikulskyte (219.ª) na metade do quadro de Francisca Jorge e Angelina Voloshchuk.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos