(Z1) 2025 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2025 - CM Lagos - Natal de Lagos

Cartão Branco português desperta interesse internacional

Cartão Branco português desperta interesse internacional

International Korfball Federation (IKF) formaliza adesão ao Cartão Branco, que será já utilizado na Champions League Satellite em Lisboa

O Cartão Branco, iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), implementada através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), dá mais um passo na sua internacionalização com a adesão da Federação Internacional de Corfebol.

O instrumento pedagógico será utilizado no IKF Champions League Satellite, que decorre em Lisboa, de 9 a 13 de dezembro.

Durante o campeonato, será assinado um Memorando de Entendimento entre o IPDJ e a IKF, reforçando o compromisso conjunto na promoção da ética e do fair play no desporto. Este acordo estabelece que, a partir da época desportiva 2025/2026, a IKF irá: implementar o Cartão Branco em competições internacionais, desenvolver regulamentos específicos para a sua aplicação, sensibilizar e formar delegações, árbitros e agentes desportivos.

Outras modalidades, como a Patinagem e o Andebol, já utilizaram pontualmente o Cartão Branco em competições internacionais, mas a Federação Internacional de Corfebol é a primeira organização internacional a formalizar a adesão.

Criado em Portugal pelo IPDJ, o Cartão Branco reconhece comportamentos exemplares de respeito, solidariedade e espírito desportivo. A sua utilização recente em competições europeias, como o Campeonato Universitário de Andebol, o Campeonato da Europa de hóquei em patins sub 17, e a Taça da Europa de Corfebol Sub-15, demonstra o impacto positivo desta prática.

“A internacionalização do Cartão Branco é o reconhecimento do trabalho consistente que temos vindo a desenvolver em Portugal. É um sinal de que o desporto pode ser um espaço de formação cívica e ética, com impacto global”, afirma Lídia Praça, vogal do Conselho Diretivo do IPDJ.

Joana Faria, Secretária-Geral da International Korfball Federation, considera que “Para a IKF, aderir ao Cartão Branco é uma decisão natural e inquestionável. O corfebol assenta em valores que vão muito além da competição: ética, solidariedade, respeito, igualdade de género e inclusão. Ser a primeira federação internacional a formalizar esta adesão reforça o nosso compromisso em liderar pelo exemplo. Queremos levar esta mensagem ao mundo inteiro e mostrar que o desporto tem o poder real de educar, inspirar e transformar.”

Com esta expansão, Portugal posiciona-se como líder na promoção da ética desportiva, contribuindo para que o Cartão Branco se torne uma prática comum em competições internacionais, reforçando o papel do desporto como veículo de valores universais.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos