(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Bandeira da Ética 2020: IPDJ homenageou clubes desportivos, personalidades e entidades do Algarve. Esperança de Lagos entre os galardoados

Bandeira da Ética 2020: IPDJ homenageou clubes desportivos, personalidades e entidades do Algarve. Esperança de Lagos entre os galardoados

No passado dia 21 de Maio, a Direcção Regional do Algarve do Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ) realizou, nas suas instalações, em Faro, a Cerimónia da Bandeira da Ética – Algarve 2020, no âmbito do Programa Nacional para a Ética no Desporto (PNED).

David Livramento, do Clube de Ciclismo de Tavira, foi o atleta distinguido pela sua atitude na segunda etapa da Volta à Portugal, quando após uma queda de vários ciclistas deixou a corrida e foi em seu auxílio.

A Associação de Futebol do Algarve foi a entidade do ano escolhida para homenagear pelo IPDJ, pelo seu trabalho no último ano, quando implementou a utilização do cartão branco nos jogos dos escalões de formação de futebol. Mais de 5.000 jovens futebolistas conviveram com esta nova medida no Futebol juvenil, que visa elogiar as atitudes de fair play.

Receberam o selo digital da Bandeira da Ética o Sporting Clube Olhanense e o Clube Desportivo Recreativo Quarteirense, pelas várias acções de sensibilização que implementaram, visando a promoção dos valores e ética no Desporto.

Por último, foram distinguidos três clubes desportivos e uma associação de modalidade com a Bandeira da Ética, o galardão que vão agora poder usar nos próximos dois anos, em toda a sua actividade, o reconhecimento do IPDJ, devido ao mérito da sua actuação em acções e campanhas junto do seus associados, atletas, treinadores e dirigentes visando o fair play, a promoção de boas práticas, valores e ética no Desporto:

- A Academia de Judo de Faro;
- O Clube de Futebol Esperança de Lagos;
- O Judo Clube de Portimão, o primeiro clube do Algarve a receber esta distinção e que agora renovou o galardão por mais dois anos;
- A Associação de Ginástica do Algarve, com um projecto de desporto de inclusão: Ginástica para todos.

No ano decorrente, o IPDJ Algarve conta já com mais de 10 candidaturas à Bandeira da Ética, sendo isso «o reflexo crescente das associações e clubes desportivos» ao quererem ver reconhecido o seu trabalho no que diz respeito à promoção dos valores através do Desporto, segundo o Instituto, que vê o Desporto como «mais do que actividade física e competição desportiva», mas também «uma ferramenta de formação integral do ser humano, assente nos valores da ética».

  • PARTILHAR   

Outros Artigos