(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Albufeira acolhe cerca de 20 atletas de 23 países no 10.º campeonato do mundo de natação adaptada

Albufeira acolhe cerca de 20 atletas de 23 países no 10.º campeonato do mundo de natação adaptada

Albufeira vai ser palco, pela segunda vez, do Campeonato do Mundo de Natação Adaptada, uma das mais importantes provas a nível internacional da modalidade. O evento traz até ao concelho mais de 400 pessoas, em representação de 23 países. A competição vai ter lugar nas Piscinas Municipais e a comitiva portuguesa será representada por 10 atletas, três treinadores e um fisioterapeuta. Dos participantes em competição, dois são albufeirenses. O campeonato inclui ainda um programa social, que dará oportunidade às delegações desportivas de conhecerem o concelho de Albufeira. Trata-se de “mais um contributo para a valorização da nossa cidade ao nível do turismo desportivo”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.

De 15 a 23 de Outubro, Albufeira acolhe a 10.ª edição do Campeonato do Mundo de Natação Adaptada Albufeira 2022 e Natação Artística DSISO - Albufeira 2022, um evento organizado pela Federação Portuguesa de Natação, com o apoio do Município de Albufeira. O programa foi apresentado em conferência de imprensa na passada segunda-feira, dia 3 e vai trazer ao concelho mais de 400 pessoas, desde cerca de 200 atletas a pessoal técnico, em representação de 23 países: Portugal, Argentina, Albânia, Brasil, Canadá, Colômbia, Croácia, Espanha, Estónia, Eslováquia, Estados Unidos da América, Finlândia Grã-Bretanha, Irlanda, Iraque, Itália, Japão, Kuwait, México, Noruega, Nova Zelândia, Polónia e Roménia. A comitiva portuguesa é composta por 10 nadadores, sendo que dois deles são albufeirenses, três treinadores e um fisioterapeuta.

É com muito gosto que acolhemos em Albufeira, a edição deste ano do Campeonato do Mundo de Natação Adaptada. Trata-se de um evento de grande dimensão internacional, que constitui mais um contributo para a valorização da nossa cidade ao nível do turismo desportivo”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo. O autarca revelou que “Albufeira é uma cidade inclusiva no verdadeiro sentido da palavra” assumindo que “este é mais um evento que promove esse mesmo título”. Os atletas competem de dia 17 a 22 de Outubro, depois da fase de treinos, nas Piscinas Municipais do concelho. As provas têm vários estilos e distâncias e serão transmitidas via streaming na Natação TV.

Do programa consta, ainda, uma iniciativa de cariz social que dará aos atletas em competição e às respectivas comitivas a possibilidade de conhecerem o concelho de Albufeira.

Albufeira dispõe de todas as condições para a criação de eventos desportivos desta grandeza devido à excelência das suas instalações e equipamentos” sublinhou António Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação. O presidente da FPN destacou a importância deste evento de “referência internacional” e congratulou a autarquia, que pela segunda vez, “acolhe a competição nas instalações das Piscinas Municipais”.

Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira e vereador do pelouro do Desporto e Juventude, assume que estes “eventos desportivos contribuem para a promoção de Albufeira como um polo desportivo de valor, não só devido aos equipamentos e instalações de qualidade, mas porque existe uma estratégia clara de valorização do desporto e da prática desportiva no concelho”. “De referir, também, que Albufeira irá candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto 2026 e, claramente, estes eventos de referência global são uma estratégia a longo prazo", informou o edil.

José Carlos Rolo encerrou a conferência de imprensa com a certeza de que “a prova será um grande sucesso”, destacando as competências dos atletas portugueses para a vitória.

Nesta conferência estiveram presentes dois atletas algarvios que já destacaram em diversos campeonatos de natação adaptada, Filipe Santos e José Vieira. Apresentada foi também a mascote do Campeonato, o Sunny, um peluche risonho, em tons de azul.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos