(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

AF Algarve e FPF distinguem clubes algarvios em Cerimónia de Certificação

AF Algarve e FPF distinguem clubes algarvios em Cerimónia de Certificação

Foram 34 as entidades formadoras filiadas na Associação de Futebol do Algarve (AFA) certificadas e reconhecidas, na noite desta quinta-feira, no auditório da sede, e que receberam as respetivas placas e diplomas, no âmbito do Processo de Certificação de Entidades Formadoras da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Na cerimónia foi dada nota do crescimento de 26% de clubes algarvios certificados em comparação com a época anterior, aumento que se vem registando pelo quarto ano consecutivo e que resulta nos atuais 52% de clubes distinguidos, dos elegíveis no processo.

O evento contou com a presença de Fernando Gomes e Júlio Vieira, presidente e diretor da FPF, respetivamente, Reinaldo Teixeira, presidente da AFA, Custódio Moreno, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, e de vários representantes dos Órgãos Sociais da AFA, de Câmaras Municipais, de Juntas de Freguesia e de Forças de Segurança do Algarve.

Fernando Gomes fez referência ao “trabalho que os clubes fazem, que é muito difícil e exigente, tendo de ajustar a sua prática para cumprir todos os pressupostos do processo” e deixou “uma palavra de incentivo e de felicitação a todos os clubes presentes”, desejando que estas distinções sejam mais um “estímulo e incentivo” a que “mais clubes participem no processo”.

Por sua vez, Reinaldo Teixeira registou o “momento tão importante para todos os clubes e para o movimento associativo de todo o Algarve” e destacou “o trabalho de todas as autarquias, que tanto ajudam os clubes a crescer”. “Esta parceria conjunta entre clubes, autarquias, governo, federação e associação é um trabalho desenvolvido para o bem social e é essa cultura que queremos fortalecer, com o objetivo final de facilitar a vida dos clubes”, afirmou.

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, autarquia anfitriã, realçou a importância da “criação de condições para que os clubes se fortaleçam, para o desenvolvimento da sua formação”, recordando a relevância da “dinamização da modalidade e da formação dos futuros adultos”.

“Se há modalidade que tem feito crescer o número de praticantes de desporto é o futebol e a AFA tem feito um ótimo trabalho. Um ‘obrigado’ aos clubes por fazerem com que esta Associação seja uma das melhores do país”, disse Custódio Moreno.

Para Alves Caetano, presidente da Assembleia Geral da AFA, “este é um momento particularmente importante para a vida dos clubes que recebem agora a certificação”. “Que seja mais uma motivação para tentarmos todos juntos melhorar a formação dos nossos jovens atletas”, acrescentou.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos