No Porto, pela primeira vez, os produtores vão reunir-se a 04 e 05 de Novembro no WOW. Em Lisboa celebra-se a retoma do famoso evento no CCB nos dias 18 e 19 de Novembro.
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) tem os olhos postos no consumidor nacional e, por isso, em Novembro, está a promover dois eventos – no Porto e em Lisboa – que vão juntar produtores e enólogos da região para mostrar a força e a singularidade dos néctares do Alentejo.
A Norte os Vinhos do Alentejo estreiam-se no WoW – World of Wine (Rua do Choupelo 39, 4400-088, Vila Nova de Gaia), onde estarão nos dias 4 e 5 de Novembro a dar a provar brancos, tintos e rosés.
Por sua vez, 2022 marca o regresso em força do famoso “Vinhos do Alentejo em Lisboa”, um evento que conta já com mais de uma dezena de edições bastante participadas, não apenas no que diz respeito aos produtores – no qual se aguardam este ano mais de meia centena –, como nos visitantes, desde amantes da região, a consumidores finais e também hotelaria e restauração. O evento que se realiza no CCB – Centro Cultural de Belém está agendado para os dias 18 e 19 de Novembro.
Legenda da Imagem:
1. Cartaz.
Sobre a comissão vitivinícola regional alentejana:
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela protecção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.
O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia.
Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objectivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.