O município de Vila do Bispo formalizou um protocolo de cooperação com a AVONDE – Associação Cultural que tem como objetivo o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas de âmbito cultural, artístico e educacional, que permitam, à semelhança de outras ações desenvolvidas em 2022 e 2023, documentar, salvaguardar e valorizar o Património Cultural Local, designadamente imaterial, tradicional e etnográfico, bem como, a realização de projetos que promovam a formação, a expressão e a divulgação artística entre a comunidade local.
De acordo com o documento, a autarquia atribui um apoio financeiro de € 20.000,00 à AVONDE e em contrapartida esta associação compromete-se a desenvolver os projetos “Gentes do Cabo III”, “Massa III - Oficina de Doce Fino”, “Sessão de Cinema” e “Mestras da Vila”.
O primeiro projeto refere-se à realização de um filme documental, desta feita subordinado ao tema da atividade marisqueira e dos apanhadores de perceves de Vila do Bispo, considerando a carga histórica, a relevância tradicional e a importância económica desta atividade tão característica da Costa Vicentina.
Relativamente ao segundo projeto, a AVONDE terá de realizar um workshop de doce fino que deverá envolver a comunidade sénior na partilha de saberes ancestrais, contribuindo para a sua continuidade e transmissão às presentes e futuras gerações.
A realização da “Sessão de Cinema" dedicada à comunidade sénior do concelho é outra das atividades previstas neste protocolo.
Já o projeto "Mestras da Vila" engloba um trabalho de pesquisa, levantamento e registo documental visual sobre as atividades tradicionais ligadas à área dos trabalhos manuais de crochet, bordado e renda desenvolvidos pela comunidade de artesãs do concelho, visando reunir testemunhos sobre os respetivos processos, técnicas, gestos, matérias-primas, ferramentas, histórias e as memórias.
O documento foi assinado pela presidente da Câmara Municipal, Rute Silva, e pela presidente da direção da AVONDE - Associação Cultural, Patrícia Leal, no passado dia 31 de maio.