No próximo sábado, dia 21, terminamos a programação da 2ª edição do Cinema no Barrocal do Algarve, com a sessão em São Brás de Alportel, no Museu do Traje, às 16h00.
Os filmes que irão estar em projeção homenageiam o mundo rural, as suas memórias familiares e a sua literatura, com os documentários curtos:
Cândido Guerreiro, o Poeta de Alte (14:00) | autoria Jorge Graça
O ensaio parte do álbum de família do poeta Cândido Guerreiro e explora a transformação da pessoa e do poeta através da fotografia. De seguida, apresentam-se alguns dos sonetos mais conhecidos do poeta, acompanhados por imagens contemporâneas da aldeia de Alte.
Momentos Gorjonenses (11:00) | autoria de Wenceslau Pinto/Adolfo Pinto Contreiras-montagem
Imagens de acontecimentos proporcionados por momentos reais entre as famílias e as comunidades rurais nos anos da década de 1950.
Memórias de São Brás de Alportel (20:00) | autoria da Família Francisco Coelho
De entre as memórias dos filmes desta família, escolhemos alguns fragmentos que mostram a presença da importância social da atividade desportiva (futebol e ciclismo), dos anos das décadas de 1950-1970.
O Ciclo da Cortiça (12:00) | autoria Adão Contreiras
O documentário mostra uma visão abrangente sobre a indústria da cortiça, que ao longo de décadas se desenvolveu na vila de S. Brás de Alportel, entre a tirada da cortiça dos sobreiros e a produção de rolhas para a indústria.
*
Projeto: Associação Casa-Museu José Pinto Contreiras
Coordenação e produção: Adão Contreiras e Helder Raimundo
Parcerias: Casa da Cultura de Loulé, Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe e Museu do Traje
Apoio: Direção Regional de Cultura do Algarve e Câmara Municipal de Faro