(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

"Tradição das Maias" não é esquecida apesar da pandemia

"Tradição das Maias" não é esquecida apesar da pandemia

Promovida anualmente pela Autarquia lacobrigense e juntas de freguesia (S. Gonçalo, Odiáxere, Luz e Bensafrim e Barão de São João), esta iniciativa conta com a participação da população, que expõe estas bonecas de pano, elaboradas artesanalmente, vestidas com trajes típicos e enfeitadas com flores, retratando alguns quadros do quotidiano.

Dada a situação epidemiológica que vivemos, as habituais exposições, concursos e passeios não se irão realizar – as quais o CL costuma acompanhar de perto.

Para que não se perca esta preciosa tradição, a Câmara de Lagos volta a lançar um desafio a todos os lacobrigenses: para que enviem fotografias das suas Maias, seja nas varandas, janelas, portas, jardins ou quintais.

As fotografias serão apresentadas ao mundo na página de Facebook do Município de Lagos na primeira semana de Maio. Para participar, basta enviar as fotografias das suas Maias até dia 3 para o e-mail comunicacao@cm-lagos.pt. O mesmo deve ter como título “Lagos e a Tradição das Maias”, contendo a indicação do seu nome e localidade de Lagos.

Dê asas à sua imaginação e faça perdurar esta tão especial tradição de Lagos!

.

Sobre as Maias

Segundo a tradição, a Maia era uma boneca de palha de centeio em torno da qual se dançava durante toda a noite do primeiro dia de Maio, num ritual ligado aos ritos da fertilidade, do início da Primavera e do novo ano agrícola.

As Maias fazem parte do Património Imaterial e da Cultura local, mantendo-se bem viva a sua tradição no concelho de Lagos.

Saiba mais sobre a iniciativa aqui.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos