No sentido de alargar a oferta cultural a vários públicos, incluindo interesses culturais diferenciados desde a infância à terceira idade, mas envolvendo também as famílias que aqui residem, o Município de Aljezur apresenta a iniciativa “Teatro aos sábados” - um programa de espetáculos teatrais a serem apresentados aos sábados, em diferentes espaços municipais ou nas instalações de Associações existentes nas Freguesias, num espírito de parceria e colaboração mútua.
O programa escolhido conta com a participação de diversas companhias de teatro, centrando-se nesta primeira edição numa oferta dirigida à população mais jovem, desde a idade pré-escolar ao final do ensino básico, nas suas várias fases.
O “Teatro aos sábados” inicia-se no dia 16 de Fevereiro às 11:30h, na sede do Grupo Recreativo Folclórico Amador do Rogil, com a companhia profissional de teatro Educa, com a peça “Aquilo que os olhos veem ou Adamastor”. Sendo vocacionada especialmente aos jovens do 7º ano de escolaridade, o espetáculo está aberto também para as famílias. No mesmo dia, pelas 15:30h no Espaço + na Freguesia de Aljezur, a mesma companhia apresenta, também para famílias, a peça “O Cavaleiro”, uma adaptação livre a partir da Obra de Sophia de Mello Breyner.
No dia 9 de Maio inserido nas comemorações do dia Mundial da Mulher, a Companhia Rituais dell Arte apresentará a peça “Nuas, Ser ou Estar” e no dia 30 do mesmo mês, será apresentada a peça “Milho por Peixe” pela Companhia Toca e Mexe.
Em Abril, inserido nas comemorações do 25 de Abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Lita Pedreira e Luís Geraldo apresentarão as Leituras Encenadas - “Estórias com Asas”.
Até ao final do ano ainda irão ser apresentadas entre outras, as peças : “A História de Portugal em 90 minutos” e “Fernando Pessoas que Pessoas” pela companhia de Teatro do Bocage, “Peter Pan e a Ilha dos 3 olhos” e “Alfama – Uma História de Fado” pela Rituais dell Arte.
Será uma oferta tão diversificada quanto possível mas abrangente, que junte várias gerações, que leve a cultura a diversos lugares do concelho e a aproxime das pessoas, mas que também através destas apresentações se fortaleçam laços geracionais, familiares e comunitários.