(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Santa Casa Também é Cultura deixou a plateia do CCL “esbugalhada”


|Cobertura do evento no CCL  presente no Jornal Correio de Lagos Edição Impressa  347 · SETEMBRO 2019|  

Não perca na proxima edição de Novembro do seu Jornal Correio de Lagos  a entrevista exclusiva à talentosa  fadista Helena Candeias com o lançamento do seu novo Album  "O silêncio da Alma" .                                                         

Na reabertura do   Centro Cultural de Lagos, dia 4 de Setembro, a partir das 15 horas, o auditório Duval Pestana foi  palco do primeiro grande espectáculo de revista/ musical, organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Lagos. No discurso de abertura, Fernando Graça (Provedor da SCML) agradeceu a todos os presentes e aqueles que tornaram possível a organização deste evento. Considerou gratificante realizar uma apresentação cultural dedicada aos seus utentes, procurando desta forma adaptar a instituição às mudanças constantes na sociedade. Disse “temos setes lares, um centro infantil e uma unidade de tratamento de fisioterapia. Cuidamos de 738 utentes por dia, com a dedicação e empenho de 350 funcionários. É  uma luta muito grande para manter esta casa sustentável, mas com a abnegação de todos tem sido possível dar o melhor aos nossos utentes ao longo destes 521 anos de Instituição.

” A sala repleta de “grandes jovens” esteve animada, participativa e vibrou com todas as brilhantes  actuações A sátira e humor foram uma constante com as  piadas e anedotas caídas no molhado de Carlos Cabral e os vários quadros representados de forma cómica, pelos actores da revista. Temas como a política local, saúde e assuntos pendentes na cidade de Lagos deram o mote a risadas gerais. Desde “esses assuntos não se tratam aqui… só em Portimão”, aos ilustres lacobrigenses do “Bairro de “Xangai” e inércia dos serviços de saúde , tudo foi motivo “para rir a bom rir”. Foram declamadas  palavras poéticas e sentidas, Joaquim Rocha fez a leitura de uma bonita poesia da utente Violinda de 90 anos do Lar de Espiche.  Maria Emília, por sua vez, em palavras expressou o seu significado de amor.

Na Dança assistimos à cativante e exemplar performance das representantes da Escola de Dança de Lagos e ao grupo de Tango Argentino que tem evoluído muito no seu desempenho, com classe e rigor bailou no CCL. Pudemos presenciar excelentes momentos musicais de Zita Craveiro, Carlos Azevedo, Maria Emília e  Joaquim Rocha (Vice-Provedor SCML) que elevou a fasquia com uma sentida interpretação lusa da música “Hallelujah” de Leonard Cohen. Humberto Silva encantou a audiência como de costume, tendo sido “acarinhado” com uma merecida homenagem da instituição,  mais de 16 anos de dedicação do jovem artista à Santa Casa da Misericórdia de Lagos. A “tasca do Fado” foi outro grande momento musical, com os virtuosos Victor do Carmo (guitarra portuguesa), Paulo Feiteira (viola clássica) e a carismática Helena Candeias  que deslumbrou o público presente com a sua esplendida voz. 

Director do Grupo: Joaquim Rocha/ Encenador: Delmiro Santos/Apoio técnico-administrativo e logísti
co: Maria João e Cristina Figueiredo/ Régie: Ana Paula e Barradinha.
 

  • PARTILHAR   

Outros Artigos