(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Rock in Rio completa cartaz do Palco Mundo e Galp Music Valley

Rock in Rio completa cartaz do Palco Mundo e Galp Music Valley

UB40 featuring Ali Campbell são a última confirmação do Palco Mundo, actuando na Cidade do Rock a 25 de Junho e juntando-se aos já anunciados Duran Duran, a-ha e Bush. A convite da Organização, os portugueses Xutos & Pontapés assumirão o leme na tão esperada abertura do festival, pisando o Palco Mundo quatro anos depois e celebrando o regresso da vida (e da música) ao vivo.

No cartaz do Galp Music Valley há, também, várias novidades, entre as quais António Zambujo, Luca Argel, os espanhóis Izal e Miss Caffeina, Ego Kill Talent, Piruka com Jimmy P & Gama, Diego Miranda, Deejay Kamala, Zanibar Aliens, a estreia absoluta do projecto Blueyes (protagonizado por Wuant e Foxxy) e José Cid, que levará a palco um concerto especial para celebrar os seus 80 anos.

A pouco mais de 90 dias para FI-NAL-MEN-TE abrirem as portas da Cidade do Rock, o Rock in Rio Lisboa completa o lineup do Palco Mundo e anuncia UB40 featuring Ali Campbell. A conhecida banda britânica, dona de clássicos intemporais como “Red Red Wine” ou “(I Can’t Help) Falling In Love”, sobe a palco dia 25 de Junho, juntando-se assim aos já confirmados Duran Duran, a-ha e Bush numa verdadeira viagem dançante (e cantante) às décadas de 80 e 90.

Mas há mais novidades. Além de serem a maior banda de rock'n'roll portuguesa os Xutos & Pontapés são, também, presença assídua no Rock in Rio. A banda já havia sido confirmada para tocar no festival mas foi, agora, convidada pela Organização para “fazer as honras da casa” e serem os primeiros a pisar o Palco Mundo, não só pelo seu histórico com o festival como na indústria da música, passando assim a actuar dia 18 de Junho e abrindo esta edição tão especial que celebra o reencontro, o regresso à vida e da música ao vivo.

A festa apenas está a começar e além das novidades no cartaz do Palco Mundo - por onde passarão astros como Foo Fighters, The National, Liam Gallagher, Black Eyed Peas, Ellie Goulding, Post Malone, Anitta, Jason Derulo, entre outros – há, também, mais confirmações no Galp Music Valley. O palco non stop da Cidade do Rock está finalmente de volta, com mais energia do que nunca, e junta agora mais onze nomes aos já confirmados Ney Matogrosso, Linda Martini, The Black Mamba, Bárbara Tinoco, IZA, Delfins, Moullinex & Xinobi, Mundo Segundo & Sam The Kid, Edu Monteiro, Funk Orquestra e Rebecca, entre os quais estão estreias no festival e estreias absolutas em palco. Are you readyyyyyy?

José Cid, António Zambujo, Izal, Miss Caffeina, Luca Argel,Piruka com Jimmy P & Gama, Blueyes (projecto musical dos conhecidos Wuant e Foxxy), Deejay Kamala, Diego Miranda, Ego Kill Talent e Zanibar Aliens são as mais recentes confirmações do Galp Music Valley, completando o cartaz deste palco e prometendo transformar a sua energia em espetáculos imperdíveis.

No primeiro dia de festival as novidades do Galp Music Valley falam espanhol, brasileiro e português. Do país vizinho chega IZAL, banda de Mikel Izal (voz e compositor principal), Emanuel Pérez (baixo), Alberto Pérez (guitarras), Iván Mella (teclados) e Alejandro Jordá (bateria) que não deixará apenas o público espanhol indiferente, depois de terem conquistado em pouco tempo toda uma legião de jovens fãs com o seu indie rock. Já os Ego Kill Talent vêm de São Paulo para provar que o rock está mais vivo que nunca. A banda de rock e heavy metal tem um currículo invejável, já deu concertos com grandes nomes como System of a Down, Foo Fighters e Queens of the Stone Age e passaram por vários festivais do circuito internacional. Por fim, ainda neste dia (18 de Junho), o primeiro concerto ficará a cargo dos ZanibarAliens - quarteto de jovens lisboetas, pronto para mostrar como se faz rock à antiga. A banda começou a sua viagem pela música em 2012 e, actualmente, conta com 4 álbuns e várias presenças em festivais e digressões europeias.

Recorde-se que o primeiro dia do festival conta, também, com Moullinex & Xinobi, Linda Martini e The Black Mamba no Galp Music Valley; Foo Fighters, The National, Liam Gallagher e Xutos & Pontapés no Palco Mundo; Jupiter & Okwess, Bombino e Sara Correia na Rock Your Street.

Já no dia 19 de Junho, a festa acaba às 02h00 com Deejay Kamala aos comandos da cabine. O DJ português está de volta ao Galp Music Valley para conduzir o público numa viagem pelos diferentes estilos de música urbana, como já habituou os seus seguidores. Nesse dia o palco non-stop também recebe Miss Cafeína, a banda de indie e pop-rock formada por Alberto Jiménez, Sergio Sastre, Álvaro Navarro e Antonio Poza. O grupo estreia-se no Rock in Rio com o seu novo álbum, El Año del Tigre, e promete revolucionar o “vale da música”, recuperando a conexão presencial com o público.

Neste dia estão, também, confirmados no Galp Music Valley IZA, Bárbara Tinoco, EduMonteiro e Funk Orquestra. No Palco Mundo, a festa será dos Black Eyed Peas, de EllieGoulding, do furacão da Bahia Ivete Sangalo e de David Carreira. Já na Rock Your Street será este o dia da tão aguardada estreia do projecto Esperança - Paulo Flores & Prodígio e dos concertos de Bruno Pernadas e Magdalena Bay.

No segundo fim de semana do festival, a festa não perde intensidade – pelo contrário, só aumenta! É no dia 25 de Junho que o Galp Music Valley dá as boas-vindas a um dos maiores nomes da história da música portuguesa, que este ano comemora 80 anos de vida - José Cid. Esta será a primeira vez que o artista vencedor de um GRAMMY Latino se apresenta no festival, para uma celebração especial das suas oito décadas de vida, numa edição que já se confirma épica. Para quem achava que o dia não podia ficar melhor, então prepare-se porque o Galp Music Valley também recebe, a 25 de Junho, um dos maiores artistas, autores e intérpretes contemporâneos da música e da língua portuguesa. Falamos, obviamente, do incontornável António Zambujo, cuja voz foi descrita por Caetano Veloso como “de tremer e fazer você chorar”. No mesmo dia também subirá a palco o cantor e poeta brasileiro Luca Argel - também vocalista e compositor dos grupos Samba Sem Fronteiras e Orquestra Bamba Social. O músico divide-se entre os palcos e outros projectos musicais como composição de bandas sonoras, programas de rádio e podcasts dedicados à história da música brasileira.

Recorde-se que neste dia (25 de Junho) o Galp Music Valley também recebe o já anunciado reencontro dos Delfins e o lendário Ney Matogrosso, enquanto pelo Palco Mundo passam os astros Duran Duran, a-ha, UB40 featuring Ali Campbell e Bush e, pela Rock Your Street, Omar Souleyman, Arooj Aftab e Francisco, El Hombre.

Para fechar a 9.ª edição do Rock in Rio Lisboa com chave de ouro, o Galp Music Valley confirma Diego Miranda, Piruka convida Jimmy P & Gama e Blueyes, o novíssimo projecto musical das estrelas da internet Wuant e Foxxy. Diego Miranda, um dos DJs e produtores mais influentes em Portugal e com grande destaque internacional, regressa ao Parque da Bela Vista em 2022 para mais uma prestação memorável. O artista está entre os 50 melhores DJs do mundo e é presença habitual nos maiores festivais internacionais. Este ano apresenta-se no Rock in Rio Lisboa no mesmo dia em que sobe ao Galp Music Valley Piruka, o famoso rapper da Madorna que, para este espetáculo, traz dois convidados especiais: Jimmy P e Gama, outros dois nomes bem conhecidos pelos fãs do hip hop e do rap. Para completar o cartaz de dia 26 de Junho, há uma estreia absoluta. Chama-se Blueyes e promete dar que falar (e muito!). Trata-se do projecto musical de um dos maiores fenómenos digitais de todos os tempos (Wuant), em conjunto com Foxxy, que conquistou o público não só pela sonoridade e produção musical como, também, ao abordar nas suas músicas temas como insegurança, saúde mental, esperança, autoconhecimento e pensamento positivo.

Neste mesmo dia estão, também, confirmadas as actuações de Mundo Segundo & Sam The Kid e Rebecca, no Galp Music Valley; Post Malone, Anitta, Jason Derulo e HMB, no Palco Mundo; Idiotape, Johnny Hooker e Titica, na Rock Your Street.

Recorde-se que a 9.ª edição do Rock in Rio está marcada para os dias 18, 19, 25 e 26 de Junho de 2022, no Parque da Bela Vista. Esta será, sem dúvida, uma edição especial, na qual as portas da Cidade do Rock voltarão a abrir ao público após quatro anos, recebendo muita música, muito entretenimento e dando palco a conversas relevantes que contribuem para a construção de um mundo melhor.

Sobre o Rock in Rio Lisboa 2022

A 9.ª edição do Rock in Rio Lisboa está agendada para os dias 18, 19, 25 e 26 de Junho de 2022, com mais música e novos conteúdos. Além do Palco Mundo, por onde passarão astros como Foo Fighters, Duran Duran, a-ha, Black Eyed Peas, Ellie Goulding, Post Malone, Anitta, Jason Derulo, entre outros, o festival apresenta um novo conceito Galp Music Valley cujo lineup também já está confirmado e inclui nomes como Izal, Ney Matogrosso, José Cid, António Zambujo, Moullinex & Xinobi, Miss Caffeina, Piruka com Jimmy P e Gama, Mundo Segundo & Sam The Kid, entre outros. Nova virá, também, a Rock Your Street, dedicada à pluralidade e com nomes como Jupiter & Okwess, Esperança - Paulo Flores & Prodígio, Omar Souleyman, Idiotape, Johnny Hooker, Bruno Pernadas, Bombino, entre outros. Haverá, ainda, um Palco Yorn, um novo Continente Chef’s Garden, uma nova proposta de Game Square com várias experiências do universo gaming, novos conteúdos num ainda maior Super Bock Digital Stage, novos formatos de entretenimento no ESC Online Sports Bar, uma nova Roda Gigante Pisca Pisca, o regresso do 7Up Slide e uma nova atracção – Sky Fall.

Acreditando que o futuro se constrói hoje, o Rock in Rio pretende ainda reforçar, com este regresso ao Parque da Bela Vista, o seu compromisso em ir ainda mais longe, lançando um conjunto de metas de sustentabilidade até 2030 que visam aumentar o seu impacto positivo nos pilares social, ambiental e económico. Alinhadas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável promovidos pela ONU, estas metas começam já a ser concretizadas nas edições de 2022 do festival – em Portugal e no Brasil – e propõem-se, ao longo dos próximos anos, a capacitar 100 mil pessoas, ser lixo zero em todas as edições do festival (0% de lixo em aterro), ter zero desperdício alimentar em todas as edições, envolver 100% dos stakeholders na sua política de sustentabilidade, ser um evento 100% acessível, inclusivo e plural, e garantir todas as condições de segurança, saúde e bem-estar adequadas a 100% dos envolvidos na construção da Cidade do Rock.

Site oficial do Rock in Rio Lisboa: www.rockinriolisboa.sapo.pt

Site oficial do Rock in Rio no Rio de Janeiro: https://rockinrio.com

Sala de Imprensa: www.imprensa.rockinriolisboa.sapo.pt

  • PARTILHAR   

Outros Artigos