Pedro Serrazina tem a sorte de ter uma das profissões mais divertidas do mundo: é realizador e professor de cinema de animação.
No dia 10 de Maio, o cinema de animação será o tema de mais uma sessão de 6ª Com Ciência.
Desta vez será o realizador Pedro Serrazina que virá ao Centro Ciência Viva de Lagos falar sobre o seu trabalho na apresentação “A Animação de Pedro Serrazina – um percurso pela obra”, o realizador apresenta-nos os seus filmes premiados internacionalmente, desvendando o processo de criação visual, e refletindo sobre o modo como a prática e o trabalho académicos paralelos se encontram num percurso único e singular.
O seu primeiro filme, o Estória do Gato e da Lua (1995), foi selecionado para o Festival de Cannes e ganhou dezenas de distinções internacionais, continuando a circular por festivais e retrospetivas em todo o mundo. Desde aí, o seu percurso tem sido marcado pela utilização de vários estilos e técnicas, num processo constante de exploração de novas abordagens.
Marcado por uma passagem inicial pelo curso de arquitetura da Universidade do Porto, o trabalho em cinema de animação de Pedro Serrazina revela uma preocupação e interesse pelo uso e criação do espaço cinematográfico que se traduz na construção da imagem animada dos seus filmes.
“Embora não sendo o convidado típico do 6ª Com Ciência, espaço maioritariamente dedicado a quem faz investigação nas Ciências Naturais e Exatas, também procuramos fazer uma abertura às Artes e às Ciências Sociais. Como o Pedro Serrazina é um autor premiado no cinema de animação e professor universitário nessa área, considerámos ser de todo o interesse trazê-lo a Lagos e ao Centro Ciência Viva falar das suas obras. Consideramos que será um momento muito enriquecedor para o público algarvio.”, revela Luís Azevedo Rodrigues, diretor do Centro.
Das paisagens em metamorfose constante no “Gato e a Lua”, à cidade animada de “É Preciso Que Eu Diminua” (2016), realizado para a música de Samuel Úria, passando por trabalhos recentes que utilizam a animação em contexto de instalação, o cenário é sempre mais do que simples fundo em que as personagens se movem, para se revelar decisivo na construção da narrativa.
Para além de estar com o público na 6ª à noite, Pedro Serrazina iá também falar com os alunos da Escola Ciência Viva onde será o investigador que inaugura o momento Contacto Com o Cientista, espaço que promove o contacto entre investigadores e produtores de conhecimento e os alunos do 1º Ciclo que passaram uma semana na Escola Ciência Viva.
Pedro Serrazina é um premiado internacionalmente realizador de cinema de animação, professor e investigador na Universidade Lusófona, Lisboa. A sua tese de Doutoramento sobre Espaço Animado e produz cinema de animação com os seus desenhos à mão.
Em todo o trabalho de Serrazina encontramos uma preocupação constante no modo como o espaço, seja das personagens, seja do enquadramento, seja do local de exposição, é tratado como um elemento narrativo fundamental, quase uma personagem em si, revelando elementos do próprio autor e sugerindo que olhemos para o próprio espaço que habitamos como reflexo de identidade.
O seu trabalho compreende curtas metragens, instalações, vídeos clips, workshops e projetos de investigação académica.
Serrazina tem particular interesse nas interconexões entre a arquitetura, o espaço público e a animação. Estudou no Royal College of Art, em Londres e foi o Coordenador do Curso Bachelor of Arts University for the Creative of Arts, Londres.