(Z1) 2025 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2025 - CM Lagos - Walk& Art Fest

“Raízes e Rituais” regressa para explorar a história do castanheiro e os sabores da castanha

“Raízes e Rituais” regressa para explorar a história do castanheiro e os sabores da castanha

“Raízes e Rituais: castanheiros que contam histórias, castanhas que alimentam tradições em Monchique” é o tema da conferência que vai decorrer no próximo dia 1 de novembro, a partir das 10h00, na Casa de Artes e Ofícios, em Marmelete, no concelho de Monchique.

No dia em que se cumpre a tradição do popular magusto, a manhã vai ser destinada à discussão e aprofundamento do tema numa perspetiva histórica, sociológica, ambiental e gastronómica.

O painel é composto por elementos de diferentes áreas, nomeadamente Sónia Martinho, engenheira florestal do Município de Monchique, Gonçalo Lopes e Joana Baço, que vão tratar da madeira de castanho na perspetiva da arqueologia subaquática e Luísa Martins (Município de Loulé) e Ana Rita Mateus (Município de Monchique) que vão falar da vertente gastronómica. A manhã terá ainda um momento destinado ao workshop “Castanha: Sabores Antigos, Receitas Novas”, da responsabilidade da nutricionista Alexandra Domingos.

Segundo a organização, o objetivo é promover a discussão em torno deste recurso endógeno da Serra de Monchique e transmitir aos participantes os mistérios que rodeiam os castanheiros e a castanha ao longo dos séculos e o seu contexto atual no panorama natural da região.

No final das comunicações haverá espaço para debate, cuja moderação está a cargo de Núria Rey, que integra o Museu Municipal de Loulé, é licenciada em Património Cultural pela Universidade do Algarve e mestranda em História e Patrimónios.

O evento insere-se no programa da Festa da Castanha de Marmelete, e é organizado pela comissão composta por quatro entidades distintas: "O Monchiqueiro"- Grupo de Dinamização Cultural, o Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP), a Associação de Produtores de Aguardente de Medronho do Barlavento Algarvio (APAGARBE) e a Universidade do Algarve. Conta ainda com o apoio do Município de Monchique e da Junta de Freguesia de Marmelete.

Esta é a segunda conferência com a temática “Raízes e Rituais”. A primeira decorreu em julho passado e promoveu a discussão e o conhecimento em torno do medronho. A comissão promete que brevemente surgirão novas iniciativas e conferências.

Os interessados podem solicitar mais informações através do email: raizes.rituais@gmail.com.

Programa:

10h00 – Sessão de abertura

Sónia Martinho | Município de Monchique: Castanheiros na serra de Monchique: Conhecer, valorizar e promover

Gonçalo Lopes e Joana Baço | Arqueologia subaquática: Entre árvores e memórias da serra

Luísa Martins | Município de Loulé: A castanha em fontes históricas na alimentação, a presença do castanheiro associado a mosteiros e conventos

Ana Rita Mateus | Município de Monchique: Do castanheiro à mesa – Os sabores da história e da identidade de Monchique

Alexandra Domingos | Nutricionista – Workshop: Castanha: sabores antigos, receitas novas

Debate

13h00 | Sessão de encerramento

  • PARTILHAR   

Outros Artigos