Projeto de inclusão social que visa reforçar o espírito comunitário e aumentar o reconhecimento para a arte inclusiva, através de iniciativas que envolvem de forma equitativa a comunidade local de Lagos.
O Projeto para a inclusão social Gatilho, um projeto PARTIS & Arts for change, promovido pela Questão Repetida e NECI, vai promover em parceria com o grupo coral sediado em Barão de S. João: Coro da Gente o momento de partilha VOZES de BARÃO no dia 6 de Janeiro 2024, das 15h30 às 16h30.
VOZES de BARÃO é um Momento de Convívio e Encontro entre pessoas e artes, onde a fotografia, o canto coral, pequenas histórias, vinho quente e receitas tradicionais se cruzam no Espaço ConVida de Barão de São João.
-
**PROGRAMA**
1. EXPOSIÇÕES de:
- Cianotipia orientada por Patrícia Leal
- Artes Plásticas orientada por Ricardo Cruzes
2. Projecção de FOTOGRAFIA resultado de:
- Oficina-Passeio Convívio de Famílias GATILHO Orientada por Patrícia Leal;
- Passeio Fotográfico livre por Barão de S. João;
2. INSTALAÇÃO SONORA Vozes de Barão por Nuno Murta
3. PERFORMANCE GATILHO
4. CANTAR: Coro da gente - Dir.Coral André Pacheco
No final convida-se o público a degustar alguns bolos tradicionais, confeccionados por senhoras de Barão de S. João, acompanhados do famoso vinho quente (Glühwein).
O projeto conta com a participação do grupo GATILHO formado por 9 utentes da NECI.
Para Elsa Mathei, direcção de projeto “ VOZES DE BARÃO tem como objetivo reforçar a visibilidade para a importância da arte inclusiva e participativa, pretendendo dar um contributo para a valorização equitativa de todas as pessoas que constituem a comunidade local de Lagos. Por outro lado, pretende-se proporcionar a afirmação do indivíduo, através da linguagem artística, reforçando a sua autoestima, pela sua capacidade de realização e consequente reconhecimento pelos seus pares e restante comunidade.”
O projeto Gatilho conta com direcção artística de Albina Petrolati e direcção na intervenção comunitária assegurada por Nuno Murta e é desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Lagos e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “La Caixa”.