(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre

Projecto de inclusão social Gatilho realiza residência artística com Eva Ribeiro Clown

Projecto de inclusão social Gatilho realiza residência artística com Eva Ribeiro Clown

Projecto de inclusão social visa reforçar o espírito comunitário, através da partilha de conhecimento sobre as pessoas nas comunidades locais do concelho de Lagos.

O Projecto para a inclusão social Gatilho, um projeto PARTIS & Arts for change, promovido pela Questão Repetida e NECI, realizou a sua primeira residência artística. A residência ficou a cargo da companhia Eva Riveiro Clown e decorreu nos dias 2, 3 e 4 de Fevereiro, na Praia da Luz, e contou com participantes da NECI.

A companhia Eva Ribeiro Clown acolhe e realiza espetáculos, oficinas e outras atividades dedicando-se ao estudo da linguagem da palhaça ou clown. Nesta oficina mergulhou em direção às profundezas de cada pessoa para encontrar o seu ser livre e lúdico: o palhaço. Ajudou a descobrir o prazer de jogar e dos elementos que colocam as pessoas num estado de graça e de comicidade.

De maneira relevante esta abordagem permite, no seu impacto comunitário e social, o desenvolvimento da comunicação, da expressão das emoções e sobretudo do aprimoramento das relações interpessoais. Nesta oficina, partiu-se do lugar da vulnerabilidade enquanto força motora de autoconhecimento, dentro de uma perspetiva inclusiva, comunitária e artística.

O projeto Gatilho tem como principal objetivo criar um espaço cultural e artístico diverso no território de atuação, viabilizando a presença de artistas com deficiência. Pretende criar e alicerçar uma rede de parceiros que ajude na implementação territorial, na qualificação e na promoção da autodeterminação das pessoas com deficiência, bem como na sensibilização para a problemática da sua inclusão na vida ativa.

Projeto desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Lagos e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “La Caixa”.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos