(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Programa "Ciência no Património Cultural": Mais 30 contratos para investigadores e 100 bolsas de Doutoramento em instituições culturais

Programa "Ciência no Património Cultural": Mais 30 contratos para investigadores e 100 bolsas de Doutoramento em instituições culturais

Foi hoje publicado, em Diário da República, o despacho conjunto da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, relativo ao lançamento do Programa "Ciência no Património Cultural". Esta é uma parceria estratégica entre as áreas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o objectivo de incentivar projectos de Doutoramento colaborativos por instituições académicas e culturais, com vista ao reforço do estudo de colecções e do Património Cultural.

Este programa, de âmbito plurianual, estabelece como principais metas globais a abertura de procedimentos concursais para 100 bolsas de Doutoramento e a abertura de procedimentos concursais para 30 contratos, a celebrar com investigadores doutorados. Prevê-se, ainda, a constituição e promoção de consórcio(s), a constituir entre a Direcção-Geral do Património Cultural e laboratórios do Estado, unidades de I&D (Investigação e desenvolvimento) e instituições do Ensino Superior, com vista a desenvolver e dinamizar projectos/iniciativas de cooperação científica e cultural.

É também aprovada a abertura de três concursos anuais para cada uma das iniciativas elencadas, com fecho até ao final do primeiro trimestre em 2021 e até 31 de Janeiro de 2022 e 2023, a realizar e a executar pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no quadro do seu orçamento.

Este programa promove, assim, o emprego científico qualificado, bem como as actividades de Ensino e Investigação na área da Cultura, reforçando a qualificação das equipas dos museus, palácios, monumentos e sítios arqueológicos.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos