No passado dia 21 de Setembro, em Lisboa, o Presidente da Câmara Municipal de Aljezur, José Gonçalves, foi recebido em audiência pela Secretária de Estado da Cultura, Dr.ª Isabel Cordeiro.
A reunião, realizada a pedido da autarquia, teve como assunto central a situação do processo de recuperação e musealização do Ribat de Arrifana, entre outros assuntos. Este achado arqueológico é de extrema importância para o concelho de Aljezur, visto tratar-se de um monumento Nacional único no país. Em Julho de 2019, foi assinado um protocolo entre várias partes, o Ministério da Cultura, a Câmara Municipal de Aljezur, a Universidade Nova de Lisboa e ainda a Fundação Aga Khan para a Cultura. Durante 20 anos, este local foi alvo de vários períodos de escavações arqueológicas, onde 3 antigos Ministros da Cultura visitaram o local. Este achado, pela sua importância, foi classificado Monumento Nacional em 2013, ganhando outra dimensão no panorama nacional e internacional.
Foi endereçado um convite para uma próxima visita/reunião de trabalho em Aljezur, para que o assunto possa prosseguir, para a tão desejada musealização, que permitirá uma maior protecção do espaço e a sua visitação.