(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre

Orquestra de Jazz do Algarve investe na profissionalização da sua estrutura

Orquestra de Jazz do Algarve investe na profissionalização da sua estrutura

Município de Lagos vai contribuir com apoio financeiro.

Foi aprovada na última reunião da Câmara Municipal de Lagos, realizada a 5 de Dezembro último, a celebração de um protocolo com a OJA - Associação Orquestra de Jazz do Algarve que prevê a atribuição de um subsídio anual de 20 mil euros àquela entidade. Este apoio traduz o contributo do Município de Lagos para a concretização do projecto de profissionalização daquela estrutura cultural, uma necessidade que foi apresentada junto da Comunidade Intermunicipal do Algarve (CIM-AMAL) e mereceu a atenção dos representantes dos vários municípios.
Em contrapartida pelo apoio disponibilizado, a autarquia lacobrigense receberá anualmente a realização de 2 concertos de formação completa e 2 concertos de pequenas formações acessórias, a integrar na programação cultural do concelho.
O Município volta, assim, a acarinhar, de forma financeira mais regular e expressiva, uma associação cultural que teve a sua génese em Lagos, em 2004, no seio do Festival Lagos Jazz, uma iniciativa que se realizou durante 10 anos, sempre com o apoio da autarquia. Para além dos concertos, a OJA dinamizou igualmente as vertentes do Ensino e da Produção, trabalho que mereceu o reconhecimento do Ministério da Cultura com a atribuição da declaração de Elevado Interesse Cultural. 
Desde 2006 a OJA tem sido contemplada com apoio financeiro por parte da Direcção Geral das Artes (DGArtes), o qual se revela insuficiente para fazer face aos custos fixos (pessoal; veículos para transporte; equipamento de som e luzes; instrumentos musicais, entre outros), uma vez que o montante dos apoios atribuídos são em função do enquadramento da OJA como estrutura independente, por não ter enquadramento legal no regime de apoio às Orquestra Regionais (ditas Clássicas).
O protocolo a celebrar e o apoio a disponibilizar pelo Município visam a consolidação do trabalho que a OJA tem desenvolvido no plano cultural, o qual contribui para a valorização da região como destino turístico. Subjacentes estão também, entre outros, os seguintes objectivos: promoção da literacia cultural; dinamização da oferta de ensino da música e do jazz; valorização dos músicos algarvios e residentes no Algarve ou no concelho e fixação de activos qualificados; criação de repertórios originais, contribuindo para o trabalho autoral português; e criação de eventos específicos para o concelho, alargando o espectro de programação.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos