O ciclo de Concertos ao Entardecer está de volta ao Algarve pela mão da Associação Cultural ArQuente.
Nádia Schilling, LINCE, Churky e André Júlio Turquesa são os convidados desta 9ª edição.
O conceito prima pela apresentação de projectos musicais emergentes e alternativos, em finais de tarde quentes e em cenários ímpares, como são a Ria Formosa, em Faro, e o Oceano Atlântico, em Sagres.
Nos primeiros anos, os Concertos ao Entardecer aconteciam apenas em Faro, na sede da Associação, na Galeria Arco – Vila Adentro, mas com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, através do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, estenderam-se à Fortaleza de Sagres.
Na capital algarvia o ambiente é peculiar, uma autêntica viagem sonora. Entre as notas musicais e a voz afinada dos convidados há o ruído de aviões, comboios, barcos, pessoas e fauna, numa simbiose perfeita, que torna os Concertos ao Entardecer uma experiência a repetir vezes sem conta.
Já na Fortaleza de Sagres, a actualidade e o arrojo dos projectos musicais escolhidos junta-se à beleza do património edificado e natural, tão imponente quanto belo.
Este ano, cabe a Nádia Schilling a abertura do ciclo, que começa no sábado, dia 25 de maio, às 19h30, na sede da ArQuente e no domingo, dia 26 de maio, na Fortaleza de Sagres, às 18h00. Ao vivo, a sua música alterna o intimismo folk com uma sonoridade elétrica e intensa, que em muito se deve aos músicos que a acompanham. Para estes dois concertos na região algarvia, Nádia traz consigo os músicos João Hasselberg, Pedro Branco, Bruno Pedroso e Adriano Cintra.
No dia 01 de junho, às 19h30 na sede da ArQuente será a vez de LINCE, projeto a solo de Sofia Ribeiro, caraterizado por ser fortemente emocional.
Num estilo pop-rock com nuances retro e psicadélicas, Churky promete aquecer a tarde de sábado, 08 de junho, na ArQuente, e o entardecer de 09 de junho na Fortaleza de Sagres.
O ciclo encerra em tons de azul, por André Júlio Turquesa, no dia 22 de junho, às 19h30 na sede da ArQuente e no domingo, 23 de junho, às 18h00, na Fortaleza de Sagres. A sua música tenta encontrar uma frequência que apazigua, que sugere um lugar pleno para se estar... e tão propício para os Concertos ao Entardecer.
No dia 25, inaugura ainda, na sede da ArQuente, a exposição ‘SOMBRA’. Uma mostra de fotografias recolhidas por Helena Gonçalves, aquando da preparação do espetáculo ‘SOMBRA’, dirigido por Miguel Moreira, numa co-produção entre a ArQuente (Faro) e o Útero (Lisboa).
Programação:
Em Faro (Galeria Arco) – 19h30:
Dia 25 maio: Nádia Schilling
Dia 01 de junho: LINCE
Dia 08 de junho: Churky
Dia 22 de junho: André Júlio Turquesa
Na Fortaleza de Sagres - 18h00:
Dia 26 de maio: Nádia Schilling
Dia 09 de junho: Churky
Dia 23 de junho: André Júlio Turquesa
Mais informações e entrevistas:
Teresa Silva - 919 449 501
Fúlvia Almeida - 914602922