O Museu de Lagos Dr. José Formosinho recebeu uma menção honrosa na categoria de “Museu do Ano” dos prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM). A cerimónia de entrega dos galardões realizou-se no passado dia 27 de Maio, no auditório da Academia Militar (Amadora), em parceria com o Museu Militar de Lisboa e na presença da Secretária de Estado da Cultura e de diversas entidades nacionais ligadas aos museus.
O Algarve foi também distinguido nas categorias de Museólogo do Ano, para José Gameiro (direito científico do Museu de Portimão) e duas menções honrosas para o Museu Municipal de Faro (Melhor Catálogo e Melhor Comunicação Online).
Esta distinção reconhece a qualidade da programação da exposição permanente do museu, «Depois de 1460 & Coleções Especiais», cuja narrativa foi construída a partir dos acervos do museu, reunidos desde o início dos anos 30 do século passado por iniciativa do Dr. José Formosinho e enriquecidos ao longo de sete décadas com doações, recolhas e compras. O galardão premiou também todo o trabalho de conservação dos acervos realizado durante os últimos três anos, com as intervenções de limpeza, estabilização e restauro efectuadas em cada um dos exemplares agora expostos.
Este é um importante reconhecimento do Museu de Lagos Dr. José Formosinho que reabriu em Outubro de 2021 após passar por obras de reabilitação, apresentando um novo visual e uma nova exposição permanente que permite conhecer, de forma interactiva, sobre a nossa história, cultura, tradições e arte.
A requalificação do museu supôs um investimento do Município de Lagos de 2.500.000,00€, cofinanciado através do PO CRESC Algarve 2020.
Se ainda não visitou, aproveite agora! Saiba mais sobre o Museu de Lagos Dr. Formosinho em: https://museu.cm-lagos.pt/