Com um Maio muito preenchido, a ARTIS XXI apresentou o Festival de Piano de Lagoa, pelo quarto ano consecutivo, e desenvolveu uma criação artística participativa e inclusiva em Lagoa: EnCantata
O Festival iniciou-se na Igreja Matriz de Lagoa, com uma proposta de música oriunda da Chéquia e Portugal, com dois pianistas nativos de cada um dos países a entrelaçarem culturas sonoras tão especiais. Esteve pela primeira vez em Carvoeiro com uma proposta de Jazz no feminino e seguiu-se a Mexilhoeira da Carregação, com a estreia da obra de Teresa Gentil para Piano Solo, compositora residente ARTIS XXI 2023 “Da explicação para Tudo”.
A sala Carlos Paredes da ACD de Ferragudo encheu para o concerto final deste 4º festival, na estreia da Orquestra ARTIS XXI, com a participação do pianista João Luís Rosa, que interpretou o Concerto nº27 para Piano e Orquestra, de W. A. Mozart, dirigido por Jorge Macedo
Os Concertos para Maiores e Menores também integraram esta edição do Festival, promovendo uma aproximação dos jovens e seniores à música clássica levando o Piano às várias instituições do concelho, entre Porches, Estômbar e Lagoa. Alunos da ESPAMOL participaram na oficina Ah! Já sei improvisar com a compositora Teresa Gentil, onde puderam explorar o piano numa manhã bem divertida.
Houve ainda um Dia Aberto para toda a comunidade, desde a primeira infância, com várias dinâmicas ao longo de uma manhã no Conservatório de Artes de Lagoa.
O IV Festival de Piano de Lagoa chegou a mais de 500 pessoas oriundas de Lagoa e dos mais diversos pontos do país.