(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Loulé e Lagos juntos em mais uma edição do Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen

Loulé e Lagos juntos em mais uma edição do Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen

A obra da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen volta a inspirar os alunos algarvios.

A 18ª edição do Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen, promovido pelas Autarquias de Loulé e Lagos, já arrancou.

Até ao dia 17 de fevereiro de 2024, os estudantes do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da região do Algarve poderão entregar os seus trabalhos, seja na componente de Texto (Poesia, Prosa ou Ensaio) ou na de Ilustração, que versem sobre a obra de Sophia.

Este concurso, com quase duas décadas de existência, organizado pela Biblioteca Sophia de Mello Breyner Andresen e Biblioteca Municipal Júlio Dantas, tem como principal objetivo incentivar para a leitura da obra desta escritora, uma referência na Literatura Portuguesa e a primeira mulher a ser galardoada com o Prémio Camões. Não sendo algarvia, teve uma forte ligação a esta região.

Neste concurso são admitidos trabalhos originais e inéditos até à data da decisão final, tendo os mesmos que fazer referência à obra original da autora sobre a qual refletem.

Nas categorias de Texto e Ilustração, poderão ser entregues trabalhos de grupo, tendo no máximo 3 elementos (todos do mesmo ciclo de ensino).

Os trabalhos podem ser entregues presencialmente nas Bibliotecas (Loulé ou Lagos) ou enviados através do correio.

O júri do Concurso é constituído por um representante da Câmara de Loulé, outro da Câmara de Lagos, e ainda um representante da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e da Biblioteca, um representante da DGESTE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Algarve e um autor convidado.

A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá este ano no Cineteatro Louletano, no dia 20 de abril, no âmbito do Dia Mundial do Livro.

O júri atribuirá quatro prémios a cada nível de escolaridade, dois por categoria - modalidade de Texto (Poesia, Prosa, Ensaio) e modalidade de Ilustração: 1º Prémio: cartão-oferta no valor 400€ + diploma de participação; 2º Prémio: cartão-oferta no valor 200€ + diploma de participação. Existe a possibilidade de atribuir menções honrosas: livros + diploma de participação.

Mais informações através dos emails biblioteca@cm-loule.pt ou biblioteca@cm-lagos.pt

  • PARTILHAR   

Outros Artigos