(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Leituras no Mosteiro: viajar com Júlio Dantas até ao século passado

Leituras no Mosteiro: viajar com Júlio Dantas até ao século passado

"A Castro" parte da adaptação da obra homónima de António Ferreira, produção própria do Teatro Nacional de São João que se estreou no início deste ano.

Com o ano a terminar, o Teatro Nacional São João (TNSJ) celebra a produção própria da Casa que assinalou o arranque da programação em ano de Centenário do seu edifício-sede: a obra Castro. Desta feita, com a adaptação em quatro actos de Júlio Dantas da tragédia renascentista de António Ferreira sobre o amor de Pedro e Inês.

Contando com a presença de Nuno Cardoso – Director artístico da Instituição –, a obra estará em destaque na última sessão do ano de Leituras no Mosteiro que decorre amanhã, às 19:00 horas, no Mosteiro de São Bento da Vitória. A actividade tem coordenação de Nuno M. Cardoso e Paula Braga, e é de entrada gratuita.

Foi há um século que a Companhia do Teatro Nacional Almeida Garrett apresentou A Castro, numa encenação de Augusto Mello, no âmbito das comemorações do “Centenário da Gloriosa Revolução de 1820”. A récita única, que contou com a presença do então Presidente da República, António José de Almeida, tinha como objectivo «reanimar a obra-prima de António Ferreira, restituindo-a, palpitante de vida, ao teatro português, e fazendo-a aplaudir, ao fim de 333 anos de esquecimento», nas palavras de Júlio Dantas. Robles Monteiro e Amélia Rey Colaço foram alguns dos actores que integravam o elenco desta "récita de gala" e responsáveis por dar vida à reescrita do romancista português.

As Leituras no Mosteiro regressam no próximo ano, a 19 de Janeiro, com À Espera de Godot, de Samuel Beckett, obra que "serve" a próxima produção própria do TNSJ e que se estreia a 7 de Março, assinalando o fim das comemorações do Centenário. A actividade, que decorre agora nos Claustros do Mosteiro de São Bento da Vitória requer inscrição prévia, que pode ser feita aqui.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos