Acesso Reservado

Entre na sua conta.

(Z1) 2020 - Águas do Algarve - Vídeo

Leituras: «Arquitectura no Algarve - Dos Primórdios à Actualidade / Uma Leitura de Síntese»

Leituras: «Arquitectura no Algarve - Dos Primórdios à Actualidade / Uma Leitura de Síntese»

Artigo da Revista Nova Costa de Oiro em https://www.novacostadeoiro.com/

«Arquitectura no Algarve - Dos Primórdios à Actualidade / Uma Leitura de Síntese» é um livro da autoria do arquitecto José Manuel Fernandes, Professor Agregado em História da Arquitectura e do Urbanismo e de Ana Janeiro, Bacharel em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e Master of Arts em Fotografia pelo Kent Institute of Art and Design.

Foi editado em 2005, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA) e está disponível para leitura e descarga gratuitas em PDF na ligação seguinte:

https://www.ccdr-alg.pt/site/sites/ccdr-alg.pt/files/publicacoes/aa_livro.pdf

Este livro está divido em dois capítulos: o primeiro vai «da Pré-História à Romanização» e termina «nos espaços rurais e urbanos, as aldeias, os materiais e a arquitectura vernácula».

Analisa, igualmente e entre outras, «As Cidades e a sua evolução, dos núcleos medievais ao século XX», «As Cidades e os inícios do planeamento urbanístico, do século XX ao quadro actual», «Património Urbano: os Castelos, as Muralhas e a sua Recuperação» e «As fortificações litorais».

No segundo capítulo analisa-se «O princípio do século XX na arquitectura algarvia: as novas tipologias e o processo de desenvolvimento urbano», «O Modernismo dos anos 1930», «O Neo-tradicionalismo na arquitectura, ou o “Português Suave”», «Os Pioneiros da Arquitectura Moderna, nos anos de 1950-60», «Os Anos de 1960-70, o Turismo e o “Sacrifício” do Algarve» e «Anos 1980-2005 – o último quarto de século».

Por último, os autores apresentam uma listagem de edifícios com interesse arquitectónico e também uma listagem bibliográfica. Lê-se na Introdução, da autoria de José Campos Correia, que era o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Algarve aquando da edição deste livro, que «Muitos dos que visitam o Algarve, nacionais ou estrangeiros, fazem-no atraídos pelo sol, pelo mar e pelo bom clima.

Mas, para além desse, há também um outro Algarve que se revela, particularmente aos que insistem num segundo olhar. O Algarve da história, da cultura, do património, da arquitectura, tantas vezes esquecido, e que importa expor à luz daquele mesmo sol.

O Arquitecto José Manuel Fernandes interpretou bem a vontade da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve em ajudar a descobrir essa outra realidade. Porque o futuro só vale a pena se o turismo, as praias e a alegria das noites serenas conviverem com o bom ambiente natural e, evidentemente, com a cultura.

O Algarve de hoje, em boa medida devido ao fenómeno turístico, é uma porta aberta para o mundo. Por essa via, a cultura e o património nacionais, na sua expressão algarvia e mediterrânica, poderão conhecer também melhor divulgação.

Espera-se, assim, que este livro constitua um bom veículo para melhorar esse conhecimento e, ainda, um incentivo ao bom gosto e à boa arquitectura no Algarve, nas suas expressões pública e privada, ao serviço de uma região verdadeiramente qualificada».

  • PARTILHAR   

Outros Artigos