(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

“Jornadas Europeias do Património” no concelho de Vila do Bispo

“Jornadas Europeias do Património” no concelho de Vila do Bispo

Nos dias 28, 29 e 30 de Setembro comemora-se por toda a Europa as “Jornadas Europeias do Património” com o tema “Partilhar Memórias”.

No âmbito desta temática a D.R. de Cultura do Algarve apresenta dois eventos que irão decorrer no concelho de Vila do Bispo. Assim a programação desta iniciativa abre com projecto “Cachecol que abraça Portugal”, mostra a inaugurar na Fortaleza de Sagres, no dia 28 de Setembro, às 10 horas. Este é um projecto pedagógico que nasceu no Jardim de Infância de Vila do Bispo, que pretende reactivar uma tradição que se encontra em desuso (o tricot). O projecto cresceu, chegou a outras escolas, lares e famílias do país, cruzou fronteiras, voou e navegou para outros países europeus. Agora regressa a casa, ao mesmo concelho que o viu nascer, enriquecido com novos cachecóis, com outros “saberes” provenientes de outras mãos, de países de paragens distantes. 
A “Rosa dos Ventos” na Fortaleza de Sagres foi o motivo de inspiração dos vários trabalhos que agora se apresentam neste monumento e uma nova “rosa dos ventos” será re- inventada pelas mãos das crianças do Jardim de Infância e feita com o contributo de todos. Projecto da autoria de Lina Nascimento - JI de Vila do Bispo/Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Vila do Bispo.
Já no dia 29 de Setembro, a Ermida da Nª Sra de Guadalupe recebe, pelas 20h30, o evento “Noites Fantásticas em Guadalupe”, um projecto da Vicentina Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste. Um espectáculo de Spoken Word, com Napoleão Mora, música e performance de SICKONCE (Rafael Correia) e Ed Hoster (Edgar Valente), onde o público será convidado a reflectir sobre a importância da existência do nosso património. Projecto que conta com a participação especial do Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo. Adivinha-se mais uma Noite Fantástica, uma Noite de Evocação aos Sentidos e às Memórias deste Lugar.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos