(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Já se encontram abertas as candidaturas para a 8.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

Já se encontram abertas as candidaturas para a 8.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

Estão abertas, a partir de hoje, as candidaturas para a oitava edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, na categoria de Texto. Até 2 de Abril, Dia Internacional do Livro Infantil, os autores podem inscrever-se naquele que é o maior prémio de Literatura Infantil em Portugal, com um valor total de 50 mil euros.

Pelo oitavo ano consecutivo, o Pingo Doce promove o Prémio de Literatura Infantil, que tem como intuito «incentivar a criatividade literária e artística» e «estimular a emergência de novos talentos», premiando obras originais que ajudem a promover o gosto dos mais novos pela leitura.

A edição deste ano conta com um novo painel de jurados, após o fim do mandato anterior, nas duas categorias do Prémio: Afonso Cruz, David Machado, Sara Rodi e Violante Magalhães terão a missão de avaliar os textos submetidos pelos candidatos, enquanto André Carrilho, Bernardo Carvalho, Eduardo Corte-Real e Marta Madureira irão apreciar as ilustrações. Sara Miranda, representante do Grupo Jerónimo Martins, mantém-se como jurada de ambos os painéis.

Para Maria João Coelho, Directora de Marketing do Pingo Doce, «o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce vem reforçar o compromisso de promoção da literacia infanto-juvenil, através da democratização do acesso aos livros infantis, estimulando os hábitos de leitura em família, desde cedo. A promoção e difusão da literatura infantil é um catalisador de conhecimento, espírito crítico e criatividade junto das gerações mais jovens, determinantes para formar futuros cidadãos. Empenhamo-nos em desenvolver conteúdos de qualidade acessíveis a todos, contando com mais de 420 títulos exclusivos lançados nos últimos 14 anos e mais de 2 milhões de livros nas mãos das famílias portuguesas».

Desde o lançamento do Prémio, em 2014, são já 14 os novos talentos revelados nas áreas da Literatura e do Design gráfico e Ilustração, que se traduziram em sete obras e mais de 130 mil livros com o selo Prémio de Literatura Infantil, lidos por milhares de crianças. No total, foram atribuídos 350 mil euros, distribuídos pelos vários vencedores.

As candidaturas podem ser realizadas aqui, decorrendo a fase de Texto, para novos autores, até 2 de Abril de 2021. O texto vencedor será conhecido a 5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, tendo as candidaturas à fase de Ilustração início a 13 de Maio.

O Regulamento e todas as informações relativas ao concurso podem ser consultadas aqui.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos