(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

IPDJ ASSINALA DIA MUNDIAL DO TEATRO teatro, cinema, workshop, tertúlias

IPDJ ASSINALA DIA MUNDIAL DO TEATRO  teatro, cinema,  workshop, tertúlias

Tendo em vista comemorar o Dia Mundial do Teatro,  as alunas  do 2º ano do Curso Profissional de Artes do Espetáculo da Escola Secundária Tomás Cabreira,  em estágio na Direção Regional do IPDJ, em Faro, prepararam  um programa de atividades onde os jovens possam recolher e partilhar experiências na sua relação com o Teatro. O programa das atividades decorrerá na Direção Regional do IPDJ, entre 26 de março e 5 de abril.

Assim, o programa de atividades teve iniciou hoje, pelas 10h30, e em colaboração com  o Cineclube de Faro teve lugar uma cine-conversa a partir do filme “Looking for Richard | À Procura de Ricardo III”, filme estreia de Al Pacino, e que serve de estudo à obra de W. Shakespeare. Tendo como cenário sessões onde se discute a peça e o tempo em que esta foi escrita,  falando-nos sobre o processo de criação, explorando a história e o significado de Shakespeare e apresentando-nos uma abordagem refrescante, casual, despretensiosa e entusiasta de Shakespeare. 

No dia 27 de março,  com a participação de escolas, clubes e grupos de teatro da região que se associaram a esta iniciativa, os  jovens podem participar em diversas dinâmicas, como,  Grupo de leitura - por Manuel Neiva, Workshop de Expressão Dramática - por Teresa Baginho, Dinâmica do Abrigo Subterrâneo"  – por Pamela Bender e Sofia Bento e a Tertúlia "Vamos Falar sobre Teatro" com Diana Bernedo, Miguel Pessoa e Tânia Silva e, após a leitura da mensagem do dia Mundial do Teatro,  assistir à peça de Teatro “Do Quotidino”.

O programa de atividades tem continuidade com uma  noite de teatro, pelas 21h30 de 27 de março, sobem ao palco os alunos do Curso PAE, 3A e 3B da Escola Secundária Tomás Cabreira, para apresentar ao público "Do Quotidiano", peça encenada por Alberta Santos, a partir de "Crimes Exemplares" de Max  Aub.  

Sendo o Teatro um meio de intervenção social, seria um desperdício não aproveitar uma tão inesgotável forma de comunicação, para contar estórias e histórias. No nosso quotidiano, abundam inúmeros exemplos de violência, física e psicológica, opressões e tabus que provocam um clima de constrangimento, um ataque à dignidade humana e à convivência entre pessoas, comunidades e povos. Para além dos textos de Max Aub, adaptados à realidade geográfica portuguesa, utilizam-se alguns dados estatísticos sobre a violência de género. Na construção deste objeto, procurou evitar-se o melodrama e a monocordia, que são outro crime.

Para terminar este programa de atividades terá lugar no dia 5 de abril, pelas 21h30, a peça “SOS” de Pedro Fiúza , pelos alunos do 3ºano do curso profissional de  Artes do Espetáculo-Interpretação  da Escola Secundária Tomás Cabreira, sob orientação de Marta Gonçalves. “SÓS é um conjunto de vozes possíveis que se tornam personagens possíveis. São marcas mais ou menos palpáveis de um tempo incerto. Restos de gente. Pedaços de revoltas. Fragmentos de amor absoluto”.

Promover e partilhar experiências, trocar ideias e dinamizar o convívio entre os jovens, refletir sobre o teatro e sobre o mundo são os objetivos deste programa de atividades que a Direção Regional do Algarve do IPDJ promove no âmbito da sua programação,  entre 26 de março a 5 de abril,  na rua da PSP,  em Faro. Para reservas e mais informações os interessados poderão contactar o IPDJ através do mail faro@ipdj.pt

  • PARTILHAR   

Outros Artigos