A Desassossego publica esta semana o livro Gigantes: os senhores do Mundo. Este livro é um olhar sobre os intervenientes mais poderosos no capitalismo mundial e que controlam o nosso futuro económico.
A maioria da riqueza mundial é controlada por uma nova elite global que tem nas suas mãos o nosso futuro económico, e neste livro o ex-diretor do Project Censored Peter Phillips desvenda quem são esses protagonistas. O livro inclui nomes como Mark Zuckerberg, Bill Gates, Jeff Bezos, Jamie Dimon e Warren Buffett.
À medida que a riqueza mundial se concentra num número cada vez mais restrito de intervenientes, os gestores e as firmas responsáveis pela gestão de ativos diminuem na mesma proporção. De acordo com a Oxfam International, a classe capitalista mundial transnacional está concentrada em 200 gestores, cada um deles responsável pela gestão de mais de um bilião de dólares em ativos.
Cada capítulo de Gigantes: Os Senhores do Mundo identifica pelo nome os membros deste clube internacional de multimilionários, as suas 17 companhias financeiras globais – incluindo ONG como o Grupo dos Trinta e a Comissão Trilateral – e os seus protetores transnacionais, para que o leitor possa, pela primeira vez, identificar quem constitui a rede de influência, onde se concentra a riqueza, como são reprimidos os movimentos sociais e como pode a riqueza ser redistribuída para uma efetiva mudança sistémica.
PETER PHILLIPS é professor de Sociologia Política na Sonoma State University desde 1994. Foi diretor do Project Censored, de 1996 a 2010, e presidente da Media Freedom Foundation, de 2003 a 2017. O seu trabalho é reconhecido pelos vários prémios que lhe foram atribuídos: PEN Censorship Award 2008, Pillar Human Rights Award 2014 e Firecracker Alternative Book Award 1997 para Melhor Livro Político. Vive na Califórnia com a sua mulher Mary Lia.