Nos dias 6 e 7 de Julho terá lugar o espectáculo GarB’urlesco, uma encenação de Pedro Monteiro, e que conta com a participação da bailarina Inês Mestrinho, o actor André Canário, os músicos Elsa Mathei, Nuno Mendes, Joana Amorim, Denys Stetsenko e Pedro Massarrão, com os figurinos de Alexandra Cabral e a participação do compositor Pedro Louzeiro.
GarB’urlesco, um Memorando...
Através da definição de sátira/escárnio e do princípio onde se trabalham os traços sociais que formarão os argumentos do ridículo, de forma grotesca, falamos de pessoas, mulheres e homens que preenchem os livros do tempo com as suas histórias e convivências. Percursos sociais do Algarve elevados às suas consequências e à pressão de percursos oriundos de diversas culturas, que confluem em perspectivas distintas do local.
GarB'urlesco pretende ser uma reflexão da memória cultural, um memorando que nos desafia, através de diversas anotações cénicas, sobre os distintos percursos sociais que confluem no Algarve, o residente e o visitante, o estrangeiro e o português, o local e o universal. Será um dueto entre música e cena que pretende caricaturar, por tratamento grotesco, traços sociais díspares e cujo percurso irá desenvolver-se através de uma interdependência entre esta dicotomia, anotando os prejuízos da massificação do turismo na identidade local, enquanto reflecte, com humor e sátira, sobre o universo da Música Antiga/Erudita em contraste com o da Música Tradicional.
GarB’urlesco é uma criação multidisciplinar que cruza música, teatro, dança e figurinos numa produção Contemporaneus - Associação para a Promoção de Arte Contemporânea e Questão Repetida.
Projecto financiado pela DGARTES (2018/19).