No passado dia 13 de dezembro, a Assembleia de Freguesia da Luz (AFL) aprovou uma proposta da CDU (Coligação Democrática Unitária, composta pelo Partido Comunista Português, Partido Ecologista Os Verdes, Associação Intervenção Democrática e outros democratas sem filiação partidária) para que seja alargado o programa Viver o Verão, programa de ocupação de crianças e jovens durante o período das férias de verão, para as freguesias fora da cidade, nos moldes existentes para o núcleo desta.
Os eleitos da CDU referem, no texto da proposta, que o Viver o Verão “apenas prevê, para os núcleos das freguesias (excetuando a de S. Gonçalo), o horário da manhã entre as 09h e as 13h, e o horário do dia completo, entre as 09h e as 17h, apenas para o “núcleo de Lagos” (cidade)”. Um outro problema que se coloca é o facto de apenas ser possível a inscrição dos participantes no mês de julho ou de agosto, sendo que esta regra também é aplicada no núcleo da cidade, algo que a CDU também quer que seja corrigido.
Pelo que, conclui a CDU, “urge resolver este problema”, tendo a proposta sido aprovada por unanimidade, devendo agora a AFL enviar esta deliberação à Câmara Municipal de Lagos, entidade responsável pelo programa Viver o Verão.