(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre

FORTALEZA CULTURAL 2024 encerra "Patrimónios de Liberdade" com Instalação vídeo Bangkok e "Mudar de Vida - José Mário Branco, vida e obra"

FORTALEZA CULTURAL 2024 encerra "Patrimónios de Liberdade" com Instalação vídeo Bangkok e "Mudar de Vida - José Mário Branco, vida e obra"

A Fortaleza de Sagres, recebe no próximo dia 14 de dezembro, a instalação vídeo Bangkok, de Patrícia Leal, que estará patente no auditório deste monumento nacional, entre as 11horas e as 14 horas. 

Bangkok recupera a história e memória dos capitães José Castelo Glória Alves e Carlos Leal Branco, em funções no Centro de Instrução de Condução Auto 5 (CICA 5), que foram incumbidos com a única missão do MFA - Movimento das Forças Armadas - em terras algarvias, nomeadamente a ocupação dos transmissores e repetidores instalados no alto da Fóia, na Serra de Monchique, e que emitiam para todo o Algarve.

No mesmo dia, pelas 15 horas está prevista a exibição do documentário "Mudar de Vida -José Mário Branco, vida e obra", seguida de uma conversa /debate com um dos realizadores, Nelson Guerreiro e com Patricia Leal, editora do documentário.

"Trata-se de um retrato sobre a vida e obra do músico José Mario Branco, nascido em 1942, no Porto. Desde o Estado Novo aos dias de hoje a sua voz e obra resistem. Amado por uns e temido por outros, as suas canções escritas há mais de 40 anos não perderam a atualidade. Ouça-se o protesto levado ao extremo no tema “F.M.I.”, escrito em 79, canção maldita para os portugueses (proibida de ser emitida nas rádios por ordem expressa do autor). Seguindo os passos de Zeca Afonso, faz deste movimento de protesto um dos marcos mais importantes na arte e cultura do século XX, quer pela sua ação quer pelo seu efeito”.

O documentário tem a realização de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo.

A exibição de Bangkok e de "Mudar de Vida -José Mário Branco, vida e obra" são projetos promovidos pela AVONDE - Associação Cultural.

Todas as atividades culturais integradas no programa FORTALEZA CULTURAL são de entrada gratuita.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos