(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

“Folha da Couve TV – O seu jornal Rural” - Estreia da segunda temporada

“Folha da Couve TV – O seu jornal Rural” - Estreia da segunda temporada

“Folha da Couve TV – O seu jornal Rural” volta ao palco com a segunda temporada, no domingo, a partir do dia 13 de Março, às 17h00, no Centro Cultural de Barão de São João, em Lagos. 

O espectáculo, com produção do Teatro Per-Versus e produção e encenação de Luís Ferreira, estará em cena todos os domingos, até dia 19 de Junho de 2022.

Este projecto, que já vai na segunda temporada, conta com um elenco fantástico, uma parceria com o Centro Cultural de Barão de São João e com o apoio da Câmara Municipal de Lagos.

Esta produção, do grupo de teatro Per-Versus, é um espectáculo para maiores de 12 anos e, aproximadamente, com 120 minutos. As reservas podem ser feitas através do número: 282 688 026 e com bilhetes à venda em ticketline.pt

A “Folha da couve TV – o seu jornal rural” é feito no povo e para o povo com gente real. Assim esta produção do grupo de teatro Per-Versus, vem mais uma vez mostrar que a imaginação para a comédia é o seu registo habitual e que nem uma pandemia lhe tira o sentido de humor onde desta vez transforma os pequenos vilarejos, em mais uma grande produção.

.

Sinopse

O projecto “Folha da Couve TV “, é um ensaio artístico experimental que junta o melhor do entretenimento, televisão e teatro, onde a ideia é de criar um canal de notícias com um teor de comédia e conteúdos com exemplos reais de pessoas reais, exagerando à realidade dos factos. O “Folha da Couve TV” consiste, na sua criação base, num formato de canal privado fictício onde as notícias rurais são o seu principal fundamento.

Este projeto surge, como chamada de atenção para lembrar que numa altura onde as questões da informação e democracia eram fundamentais em tempos prépandémicos, e que pouco tempo depois, numa situação de pandemia Covid-19 todos os estilos de jornalismo e/ou informação ganharam uma outra importância e registo na vida de todos nós. No fundo, com a humanidade presa dentro de casa, a expressão, televisão janela para o mundo transformou-se num olhar mais fiel à realidade e de tudo aquilo que durante mais de um ano, fomos confrontados, com a realidade do exterior através de conteúdos agressivos dos telejornais que, com tanta avidez por noticias e a luta das audiências, o verdadeiro jornalismo de investigação, acabou por expor demasiados acontecimentos e demasiadas verdades sem perceberem que a verdade, ou a falta dela, em demasia leva a uma total desinformação e cegueira criando assim, pessoas a viver no seu próprio “mundo” sem saberem o que acontece no bairro, vila ou cidade onde vivem, focados apenas nos outros de fora e no mundo que a televisão lhes vende.

O “Folha da couve TV” surge numa altura onde a cultura, mais propriamente o teatro, está demasiado fragilizada cujos orçamentos são reduzidos ou nulos devido à inexistência de atuações em salas de espetáculo, desta maneira a solução para apresentarmos conteúdos humorísticos passa pela ideia de fazer televisão, ou teatro gravado. Como ideia principal de criar um canal rural, a intenção é de criar conteúdos informativos bizarros, acontecimentos extravagantes e exageradamente cómicos que acontecem no dia a dia dos cidadãos. Nesse sentido, o jornalismo idealizado para o: “folha da Couve” serve para transformar o banal numa grande história e numa extraordinária e peculiar notícia, sempre com um ar aspirante a grande emissora internacional.

Com humor mas com muito profissionalismo, esta ideia de nome para uma produção não surgiu sem uma explicação e eis que, ao criar uma ideia para uma plataforma noticiosa, onde a abordagem teria de ser diferente e dar enfase à comedia, surgiu este magnifico nome que se trata de uma gíria usada por jornalistas que quando se querem referir a outro jornal de baixa qualidade ou de conteúdos duvidosos falam na folha da couve que é como quem diz, que o jornal tem tanto interesse como a dita folha e assim com muita imaginação e comédia, este canal fictício foi uma ideia original de Luís Ferreira, criador e produtor do grupo de teatro Per-Versus, um grupo que volta a ter como responsabilidade, mais uma vez, de fazer mais uma criação onde tem como principal objetivo entreter comunidades com humor e criatividade.

“Folha da couve TV” passa ao vivo na sua redação de canal independente, um cenário todo preparado para dar informações e receber convidados. Uma redação ao vivo, um cenário preparado com muita luz e sofisticação para mostrar que este Jornal rural tem todas as capacidades de se tornar num verdadeiro noticiário mundial a transmitir para o mundo as notícias da sua aldeia através dos seus satélites escondidos, as couves. Em qualquer lugar onde exista uma couve, o “folha da couve TV” transmite em directo os seus conteúdos.

Um cenário muito original e moderno onde serão apresentadas noticias, debates, conversas com convidados e interação com o público na sala. As informações complementam-se com os “falsos directos” projetados numa tela onde mostra as reportagens exteriores na peculiar aldeia de Barão de São João, do concelho de Lagos. Assim o objetivo deste projeto original é de dar voz ao povo rural numa época de fake news, regionalismo e domesticação de humanos, nada melhor que uma equipa séria de hábeis jornalistas, grandes profissionais em reportagens únicas pelas terras do interior algarvio, colocando a verdade e o rigor em primeiro lugar mas, não seria a mesma coisa e como tal, este “canal informativo” vai dar mais atenção a tudo o que seja boatos, noticias corriqueiras das vilas e aldeias numa época em que o pequeno se torna grande e lhe é dada demasiada atenção causando demasiado barulho.

“Folha da couve TV – o seu jornal rural” é feito no povo e para o povo com gente real. Assim esta produção do grupo de tetro Per-Versus, vem mais uma vez mostrar que a imaginação para a comédia é o seu registo habitual e que nem uma pandemia lhe tira o sentido de humor onde desta vez transforma pequenos vilarejos, em mais uma grande produção.

.

Ficha artística / Técnica Espectáculo:

"Folha da couve TV – O seu jornal rural"

Público: Maiores de 12 anos

Género: Comédia

Duração: 90/95 minutos (em dois actos)

Produção: Grupo de Teatro Per-Versus

Produção executiva: Luís Ferreira

Assistentes de produção: Rui Duarte e Bruna Costa

Autoria de textos e encenação: Luís Ferreira

Elenco: Rosa Roxo, José Borges, Raquel Roxo, Dora Reis, Filipa Fernando, Márcio Azevedo, Filipa Almeida, Alex Istrate, Luís Ferreira, Bruna Costa, Inês Gonçalves, Duda Dias, João Martins, Bruno Águas e Paulo Viegas

Assistentes de sala e contrarregra: Estela Fernandes e Tatiana Batista

Cenógrafo e aderecista: Xico Roxo

Figurinista e costureira: Rosa Roxo

Guarda-roupa: Loja Passerelle

Cabeleireiros: Thales Abreu e Andreia Monteiro

Maquilhagem: Bruna Costa

Música: Raquel Narciso, Rui Meireles e Dandye Estrela

Cantora: Dora Reis

Rapper: Sacra

Voz Off: Rui Duarte, Alex Santana e Dora Reis

Estúdio musical: Luba estúdios

Operação Som e Luzes: Luís Ferreira e Mónica Figueiredo

Operação de vídeo: Luís Ferreira

Filmagens: André Guerreiro e Rui Duarte

Edição de vídeos: André Guerreiro, Rui Duarte e Bruna Costa

Direcção de vídeo: André Guerreiro

Grafismo em 3D: Emílio Sagaz

Design gráfico e imagem: Luís Ferreira e Frente & Verso

Cópias e Impressão digital: Frente & Verso / Isabel Oliveira

Técnica e informática: Rui Duarte

Fotografia: Mónica Figueiredo e Bruna Costa

Redes sociais: Bruna Costa

Direcção do espaço: Centro Cultural de Barão de São João

  • PARTILHAR   

Outros Artigos