(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Festas nas freguesias animam mês de Agosto em Albufeira

Festas nas freguesias animam mês de Agosto em Albufeira

É já a partir da próxima quinta-feira, dia 3 de agosto, que a freguesia da Guia acolhe a “XXXIV Festa do Frango da Guia”.

Durante quatro noites, o famoso frango da Guia é o centro das atenções, trazendo à localidade centenas de apreciadores desta iguaria. A festa decorre de 3 a 6 de agosto, no Polidesportivo do Guia Futebol Clube, a partir das 19h00, e conta com a típica mostra de artesanato e, ainda, um reportório musical bem animado, com a atuação de diversos artistas. A não perder, dia 3, Rosinha, Emanuel e Tânia; dia 4, Miguel Bravo, participante do Got Talent Portugal e RS&L; dia 5, ST – SOM TIME, o Rancho Folclórico do Algoz e Julieta; e a encerrar o programa dia 6, a banda TRIUDOS (Covers Band) e Nelson Santos.

Já na freguesia de Albufeira e Olhos de Água, durante os dias 10, 11 e 12, a partir das 21h00, celebra-se a 24.ª edição da célebre Festa da Sardinha. O largo junto à praia de Olhos de Água traz, como já é habitual, as melhores sardinhas da costa e milhares de apreciadores de peixe, na companhia de artistas locais que prometem garantir a animação e o bom bailarico como manda a tradição. Há a atuação do Duo 64 no dia 10; dia 11 o entretenimento está a cargo do cantor Valter Cabrita e o do Grupo José Praia e Aqua Viva, e a encerrar as festividades, no dia 12, temos a atuação de Nuno Balbino e do Rancho Folclórico dos Olhos de Água.

Paralelamente, no dia 12 de agosto, a aldeia de Paderne acolhe, também, a Noite Branca. Vestida de branco, a povoação, classificada como Aldeia de Portugal, recebe os visitantes de braços abertos, oferecendo uma noite de risos e abraços, onde não falta o melhor do artesanato criado na aldeia. Trata-se de um evento que identifica Paderne como Aldeia Encantada por expressar a paz e a cordialidade entre todos os seus habitantes. Celebram-se, assim, as noites de verão, o encanto da ruralidade e a paz humana traduzidas nas roupas brancas e na decoração das ruas com a cor da lua. A festa começa às 19h00, numa organização da Junta de Freguesia com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira, associações e comércio local.

Ainda, em Paderne, no dia 19 de agosto, acontece a Festa do Emigrante. O evento, que celebra o regresso dos emigrantes à sua “casa”, acontece na Ribeira de Alte, às 20h00. A música e a animação ficam a cargo da artista musical Vânia Silva e no recinto não faltam as tradicionais barraquinhas com comes e bebes.

A encerrar o mês, na freguesia da Guia, durante os dias 26 e 27, a tradição religiosa e o culto a Nossa Senhora da Guia e a S. Luís voltam a ser celebrados em clima de entusiasmo. A festa da Guia conta com dois dias inteiramente dedicados à devoção e à tradição, onde a boa música e a boa mesa são, igualmente, protagonistas. As celebrações começam no dia 26, com a subida a palco de Miguel Azevedo e o Duo Rui e Miguel, no Polidesportivo da Guia às 20h00; às 20h30, decorre a missa na Capela de Nossa Senhora da Guia, seguida da Procissão de Velas para a Igreja Matriz. No dia 27, há Eucaristia na Igreja Matriz seguida de Procissão, às 18h00. A par dos festejos religiosos, a animação musical está a cargo do Duo 64 e do grupo feminino 7 Saias, às 19h00, no Polidesportivo.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos